Diario de Pernambuco
Busca

SUSTENTABILIDADE

Polo de Goiana é uma das plantas mais sustentáveis da Stellantis no mundo

Publicado em: 05/01/2023 09:28

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, tem um compromisso com a sustentabilidade ambiental desde o início das operações em 2015. A planta aparece no ranking interno da companhia como uma das mais sustentáveis mundialmente e apresenta programas que abrangem desde a operação da manufatura até trabalhos socioeducativos para desenvolver soluções sustentáveis e responsáveis, como o Programa de Biodiversidade e o Vem Pra Roda.  

“A indústria automotiva está em transformação e entendemos que um passo importante é torná-la cada vez mais sustentável e acessível. Faz parte da visão Stellantis se tornar um negócio ainda mais sustentável em todas as suas fases, seja durante a produção dos veículos ou na preocupação com materiais excedentes”, explica a General Services Manager do Polo de Goiana, Sayonara Tavares. 

Desde o início da sua atuação em Pernambuco, o polo é Aterro Zero e todos os resíduos gerados na produção são encaminhados para uma ilha ecológica, onde é realizado todo o tratamento necessário do material e sua correta destinação. Parte desses resíduos são utilizados no projeto Vem Pra Roda, empresa criada em 2021 com um propósito de criar uma via sustentável para moda, que utiliza os produtos como matéria-prima para a confecção de itens de moda. 

“Menos resíduos significa menos emissão de carbono. Utilizar como fonte de matérias-primas o que antes era resíduo reduz a necessidade de exploração de novos recursos naturais. A economia circular foi exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico é usar um tecido que já iria virar lixo e transformar com técnicas de reutilização, criando um processo positivo de reciclagem”, conta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda. 

O Programa de Biodiversidade foi lançado simultaneamente ao início da produção local para resgatar o bioma nativo da região (Mata Atlântica). Ao total, já foram mais de 120 mil mudas de 289 espécies, incluindo 27 em risco de extinção, plantadas. O uso consciente da água recebe a mesma atenção, já que toda água utilizada na produção é tratada na estação de tratamento do Polo e 99,6% desde volume retorna para a manufatura. Em um mês, cerca de 20 milhões de litros de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento. 

A Stellantis também está trabalhando para reduzir e neutralizar as emissões de gases efeito estufa (CO2) nas unidades industriais e na cadeia de valor. Desde 2017, a planta automotiva de Goiana possui o Selo de Ouro do Programa GHC Protocol Brasil, que tem a finalidade de estimular empresas a quantificar e gerenciar emissões de CO2. “Tornar as nossas plantas mais sustentáveis é um compromisso contínuo. Temos como meta no nosso plano Dare Foward 2030 fazer a descarbonização globalmente de todo o ciclo até 2038, com uma redução de 50% já em 2030, e as fábricas são um ponto importante nessa construção. O grupo atua de forma protagonista da mudança e encara a sustentabilidade como um dos pilares de sua missão”, finaliza Sayonara Tavares.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL