NOVO CAGED

Pernambuco gera mais de 8 mil novas vagas formais de emprego em novembro

Publicado em: 28/12/2022 16:55 | Atualizado em: 28/12/2022 17:30

O volume de novas vagas contabilizado pelo estado no penúltimo mês do ano é o melhor saldo do Nordeste e o quarto melhor do país (Divulgação/SEI
)
O volume de novas vagas contabilizado pelo estado no penúltimo mês do ano é o melhor saldo do Nordeste e o quarto melhor do país (Divulgação/SEI )
Com a geração de 8.290 novos postos de trabalho formais em novembro, Pernambuco registra uma sequência de sete meses de resultados positivos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, índice que quantifica as oportunidades de emprego geradas pelos estados brasileiros. O volume de novas vagas contabilizado pelo estado no penúltimo mês do ano é o melhor saldo do Nordeste e o quarto melhor do país. 
Em 2022, Pernambuco já acumula a abertura de cerca de 76 mil novas oportunidades de emprego. Apesar do saldo positivo, a tendência é que o estado feche o ano com um volume menor de contratações do que o registrado em 2021, quando abriu mais de 93 mil novas vagas. Historicamente, o mês com mais contratações no estado é o de setembro, período em que foram observados picos de abertura de cerca de 20 mil oportunidades formais nos últimos dois anos. 

Atualmente, Pernambuco conta com um estoque de 1,3 milhão de trabalhadores com carteira assinada. Desse total, cerca de 139 mil assumiram o posto de trabalho a partir de agosto do ano passado, período em que foi lançado o Plano Retomada, programa estadual que possuía a meta de gerar 130 mil novas vagas até o final de 2022. 

O resultado positivo, alcançado um mês antes do período estipulado, foi celebrado pelo governador Paulo Câmara.“Vamos finalizar o ano com R$ 5 bilhões investidos em obras públicas que estão contribuindo decisivamente para a geração de empregos. O Plano Retomada cumpriu seu objetivo e mais uma vez somos o estado do Nordeste que mais cria novos postos de trabalho e aparecemos entre os quatro primeiros do país”, afirmou.

Em todo o país foram criados 135.495 novos postos de trabalho. Os estados que mais contribuíram para o resultado foram São Paulo (50.908), Rio de Janeiro (25.223), Rio Grande do Sul (11.679) e Pernambuco (8.290).


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL