° / °

Economia
PIS/PASEP

Cerca de 440 mil trabalhadores não sacaram o Pis/Pasep; saiba quem tem direito

Publicado: 05/12/2022 às 15:39

São contemplados com o PIS/Pasep os trabalhadores com registro formal que atuaram por pelo menos 30 dias no ano-base de referência e que recebe, em média, até dois salários mínimo; saiba como sacar/Crédito: Agência Brasil / Arquivo

São contemplados com o PIS/Pasep os trabalhadores com registro formal que atuaram por pelo menos 30 dias no ano-base de referência e que recebe, em média, até dois salários mínimo; saiba como sacar (Crédito: Agência Brasil / Arquivo)

Embora o cenário do fim de ano apresente momentos em que as famílias gastam mais dinheiro para aproveitar encontros religiosos e festas com os amigos, cerca de 440 mil trabalhadores sob o regime de carteira assinada ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep referentes ao ano-base de 2020. O número exato, de acordo com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB), é de 441.558 beneficiários, que terão o direito de sacar o benefício até 29 de dezembro.

Apesar de chamar a atenção pela grande quantidade de assalariados que ainda não pegaram o benefício, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, o PIS/PASEP já foi retirado por 5.540.162 pessoas, cobrindo 98,3% dos cidadãos que asseguraram seu direito.

Serviço público
O Ministério do Trabalho e Previdência também informou que a maioria dos trabalhadores que ainda não retiraram o dinheiro é composta por servidores e trabalhadores de empresas públicas, que fazem jus ao abono salarial do Pasep.

O Banco do Brasil — pagador do benefício a este grupo — ainda espera o saque de 306.834 trabalhadores. Até agora, 2.455.050 pessoas retiraram a quantia (88,8% do universo de beneficiários), com total de R$ 2,74 bilhões.

PIS
No caso do abono salarial do PIS — que é devido àqueles que trabalham na iniciativa privada e pago pela Caixa —, 134.734 abonos ainda podem ser retirados. Segundo o banco, 23.085.112 cidadãos (99,4% do total) já sacaram o equivalente a R$ 20,3 bilhões.

Quem tem direito
São contemplados com o PIS/Pasep os trabalhadores com registro formal que atuaram por pelo menos 30 dias no ano-base de referência e que recebe, em média, até dois salários mínimos. Outro critério para receber o benefício é estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. Ainda é necessário que o empregador tenha informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Mais de Economia