Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

COMBUSTÍVEL

Porto de Suape ganhará hub de hidrogênio verde

Publicado em: 25/07/2022 17:32 | Atualizado em: 25/07/2022 17:37

Objetivo é desenvolver projetos focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde no porto (Divulgação/SENAI)
Objetivo é desenvolver projetos focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde no porto (Divulgação/SENAI)
Com o objetivo de transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape em um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível do futuro, a CTG Brasil lançou nesta segunda-feira (25) o TechHub Hidrogênio Verde.

O projeto, desenvolvido em parceria com o SENAI Pernambuco e o Governo de Pernambuco, deverá implementar em Suape projetos focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). Para tal, a iniciativa recebeu um investimento inicial de R$ 45 milhões.

Durante a fase inicial, soluções inovadoras aptas a gerar negócios relacionados ao combustível do futuro foram selecionadas por meio de uma chamada pública promovida pelo Departamento Nacional do SENAI e pela CTG Brasil.

A iniciativa que será implantada em Suape faz parte da estratégia de investimento em P&D+ inovação da CTG Brasil alinhada ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado e promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para a empresa, o o TechHub terá um papel fundamental na estratégia de inovação da companhia. 

"Um dos objetivos da iniciativa é promover um ecossistema voltado para emprego de novas tecnologias, melhoria no processo de eletrólise, aumento de eficiência total da planta, redução de custos, capacitação e proposição de novos modelos de negócios", explicou Carlos Nascimento, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da CTG Brasil.

De acordo com a diretora-regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, o papel do SENAI-PE na parceria será de colaborar na implantação dos projetos que poderão contribuir para a elevação da atratividade de Pernambuco. "Enxergamos no Complexo Industrial Portuário de Suape uma forma de testar a viabilidade desses projetos em um cenário real, agregando outras empresas e criando um verdadeiro hub de inovação”, observou. 
 
Para conectar as iniciativas de investimento nas plantas piloto implementadas no TechHub,  uma plataforma digital de comercialização para o Hidrogênio Verde será desenvolvida.
 
"É fundamental rastrear e certificar a origem da energia para a produção do hidrogênio, assegurando que a fonte de alimentação da planta é proveniente de energia 100% renovável, abrindo ainda mais portas para a comercialização deste que é considerado o combustível do futuro", afirmou José Renato Domingues, vice-presidente corporativo da CTG Brasil.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, o Hub mostrará a capacidade do Complexo de Suape de abraçar empreendimentos de vários segmentos.

"Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potencial de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde. Além disso, são medidas visionárias como essa que vão sempre nos manter protagonistas e aparecendo na estratégia de grandes agentes econômicos globais quando se fala do Nordeste e do Brasil", pontuou.
 
OPORTUNIDADES FUTURAS 
Além do anúncio do Hub, a CTG Brasil, o SENAI Pernambuco e a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC-PE) assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a avaliação do desenvolvimento e implementação de diversos projetos da cadeia de hidrogênio do Complexo Industrial Portuário de Suape.
 
Com o acordo, será possível estabelecer relações colaborativas entre as instituições. Além disso, a parceria contribuirá com o processo de descarbonização, proporcionando o aumento da participação de fontes renováveis nas atividades portuárias. 
TAGS: porto | suape | hub | hidrogênio | verde |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco