Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

RECEITA FEDERAL

Imposto de Renda: Receita libera consulta do 3º lote de restituições

Publicado em: 22/07/2022 10:22

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (22/7), a consulta do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022, que contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O pagamento deve ser depositado na próxima sexta (29/7). O crédito bancário para 5.242.668 contribuintes tem valor total de RS 6,3 bilhões. O dinheiro será depositado terá correção de 2,02%, segundo a Receita.

Recebem no terceiro lote os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 2 de maio, não caíram na malha fina e fazem parte do grupo que não é prioritário. Neste lote também devem entrar cidadãos abrangidos pelas prioridades legais que enviaram a declaração a qualquer tempo, sem erros.

Entre o grupo prioritário devem receber 9.461 contribuintes idosos acima de 80 anos, 62.969 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 03/05/2022.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O site contém orientações e os canais de prestação do serviço. Caso seja identificada Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, se a conta informada foi desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco