Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

MERCADO FINANCEIRO

Fed eleva taxa de juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual

Publicado em: 27/07/2022 17:25

 (Foto: AFP
)
Foto: AFP
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou, nesta quarta-feira (27), que vai aumentar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, alcançando o intervalo entre 2,25% e 2,59% ao ano.

A decisão, aguardada pelo mercado, representa a quarta alta das taxas do país desde 2018. A expectativa majoritária era pelo avanço nos juros básicos americanos, que subiram na mesma intensidade na reunião de junho para a faixa entre 1,5% e 1,75% ao ano.

Os membros do Fed não se deixaram contaminar com a renovação da inflação ao consumidor recorde em junho. No mês passado, o nível de preços anual acelerou de 8,6% para 9,1%, acima da projeção de 8,8% do mercado.

"Inflação permaneceu elevada, refletindo desequilíbrio entre oferta e demanda relacionado à pandemia, preço dos alimentos e energia mais elevados e pressões externas de preços", diz o comunicado, que acrescentou a guerra como fonte de pressão adicional para elevação dos preços e para diminuição da atividade econômica global.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco