Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

COLUNA

Vale a pena reservar ações da privatização da Eletrobrás com recursos do FGTS?

Por: Ecio Costa

Publicado em: 06/06/2022 06:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Trabalhadores de qualquer setor que tenham recursos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão utilizar o saldo para comprar ações da Eletrobrás. Até quarta-feira (08/06) quem tem saldo do FGTS em contas ativas e/ou inativas poderá fazer a reserva para aplicar até 50% do saldo disponível em Fundos Mútuos de Privatização (FMPs) da empresa com R$ 200 de aplicação mínima por CPF.

O uso do FGTS em privatizações ou reduções da participação do Governo em estatais já ocorreu anteriormente em 3 ocasiões: Petrobras, em 2000; Vale do Rio Doce, 2002; e Petrobras novamente, em 2010. Na Eletrobrás serão R$ 6 Bilhões para o uso do FGTS, rateados pela demanda.

O trabalhador poderá autorizar à instituição que administra o FMP, pelo aplicativo do FGTS, a consulta do saldo e solicitar reserva, e débito, do saldo da sua conta do FGTS. Se já tiver aplicações nos FMPs anteriores, será disponibilizado o saldo. A aplicação fica presa por 1 ano.

Respondendo à pergunta, claro que vale a pena! O FGTS rende somente 3% ao ano. Mesmo quando são distribuídos os lucros do fundo, a rentabilidade sobe muito pouco. Em 2020, com a distribuição do lucro, o rendimento foi de 4,52%. Em 2019, foi de 4,90%. Em 2018, chegou a 6,18%.

Comparando com os processos anteriores da Petrobras e da Vale e olhando o período de 2002 a 2022, certamente vale a pena optar pela reserva. Os investidores que deixaram seus recursos investidos apenas no FGTS tiveram retorno de 136,09% no período, perdendo para a inflação.

Para o investidor que colocou recursos em FMP simulado da Vale do Rio Doce, uma das opções que foi oferecida no mercado, teve retorno de 2.235,13%. Para o investidor que colocou recursos no fundo simulado da Petrobras, a outra opção, teve retorno de 649,36% no mesmo período.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco