Diario de Pernambuco
Busca

DESTAQUE NACIONAL

Suape mantém liderança em navegação por cabotagem e movimentação de granéis líquidos

Publicado em: 21/06/2022 12:26

Movimentação por cabotagem é de de 5,09 milhões de toneladas, com crescimento de 4,24% (Foto: Suape/Divulgação )
Movimentação por cabotagem é de de 5,09 milhões de toneladas, com crescimento de 4,24% (Foto: Suape/Divulgação )
O Porto de Suape permanece na liderança nacional em navegação por cabotagem e na movimentação de granéis líquidos entre os atracadouros públicos, com movimentação de 5,09 milhões de toneladas por cabotagem e crescimento de 4,24% em relação ao mesmo período de 2021. Suape aparece à frente de importantes portos, como o de Santos (SP), maior atracadouro público do país, e o de Vila do Conde, no Pará. Os dados são do primeiro quadrimestre de 2022 e foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Somados, todos os portos públicos movimentaram, por cabotagem, 21,5 milhões de toneladas de cargas. Entre as cargas que passaram por Suape nesse tipo de navegação, os granéis líquidos e gases representaram 3,54 milhões de toneladas, enquanto contêineres, 1,48 milhão de tonelada. 

“Suape tem posição estratégica no Nordeste e é muito vantajoso para empresas com matrizes no Sul e Sudeste do país e centros de distribuição por aqui. Temos rotas expressas que facilitam esse tipo de navegação e muitas companhias aproveitam essa nossa expertise para reduzir custos e ampliar os negócios”, avaliou o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão. 

Já na movimentação de granéis líquidos, Suape operou 5,29 milhões de toneladas. Na segunda posição, aparece Santos, com 4,56 milhões, e na terceira, Itaqui (MA), com 2,34 milhões de toneladas. Na soma total do país, os atracadouros públicos movimentaram um total de 98,14 milhões de toneladas de granéis líquidos e gases. 

“Apesar de não termos ainda a Refinaria Abreu e Lima trabalhando no máximo de sua capacidade, conseguimos manter bom volume de operações que nos garantiram essa liderança. Estamos trabalhando, no entanto, para que essa ampliação ocorra e possamos obter mais destaque nesse tipo de movimentação”, afirmou o diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra. 

Segundo o Anuário Estatístico da Antaq, o setor portuário movimentou 375,7 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses deste ano. Os portos privados foram responsáveis por movimentar 244 milhões de toneladas, emquanto os públicos, 131,7 milhões.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL