Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PESCA ILEGAL

Governo federal suspende pesca da piracatinga em todo o país

Publicado em: 23/06/2022 18:52

 (Foto: STRINGER/BRAZIL)
Foto: STRINGER/BRAZIL
O governo federal suspendeu a pesca de piracatinga em todo o território nacional até o dia 2 de julho de 2023, de acordo com portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicada nesta quinta-feira (23).

A portaria SAP/MAPA nº 1.082 altera a portaria nº 271, de 1º de julho de 2021, da mesma secretaria, que dispõe sobre a moratória da pesca e comercialização da espécie Calophysus macropterus em águas jurisdicionais brasileiras e em todo território nacional.

“Art. 1° Estabelecer a moratória da pesca e da comercialização da espécie Calophysus macropterus, em águas jurisdicionais brasileiras, e, em todo território nacional até 02 de julho de 2023", diz a publicação.

Tráfico de drogas

A piracatinga é um bagre ou peixe-liso, sem escamas, com tamanho máximo de 40 centímetros bastante abundante nos rios de águas-brancas e, até então, sem valor comercial.

Até o final da década de 1990, não era pescado nem comercializado no Brasil. Recentemente, contudo, é motivo de pesca ilegal e predatória no rio Solimões. A atividade é apontada como sendo utilizada pelo narcotráfico a fim de camuflar o tráfico de drogas, como no contexto da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco