Diario de Pernambuco
Busca

ESG

Focando em ESG, empresa investe em construção de ideias que convergem e protegem o meio ambiente

Publicado em: 09/06/2022 18:16

 (Pixabay / Reprodução)
Pixabay / Reprodução
Objetivando minimizar os impactos no meio ambiente de um modo geral, empresa de construção civil investe em ações voltadas para práticas de ESG (meio ambiente, social e governança). Especificamente na questão ambiental, a Pernambuco Construtora criou um prêmio interno para estimular os colaboradores a desenvolverem projetos que ajudem a reduzir os impactos no meio ambiente e que também repercutem positivamente nas comunidades onde vivem ou se relacionam. O resultado foi apresentado esta semana e mostrou que ideias simples podem gerar resultados surpreendentes.

Os participantes mostraram o seu engajamento com a causa, esbanjando criatividade com projetos inovadores, indo além do ambiente de trabalho. Os grandes vencedores apresentaram a viabilidade e importância da reciclagem. Com o título “reaproveitamento do Pó de Serra”, o colaborador José Luiz mostrou ser possível a transformação do resíduo em chapas ecológicas para uso na carpintaria, diminuindo, assim, os impactos no meio ambiente.  

Já o descarte correto do lixo residencial foi o mote do projeto “Coleta Reciclável Interativa”, elaborado por um grupo de cinco colaboradores engajados com o tema. A proposta sugere o uso de um coletor interativo capaz de computar a quantidade de descarte, gerando Weecoins (criptomoedas), em uma proposta de trabalho realizada junto a cooperativas.  Os dois projetos se destacaram nas duas categorias da premiação, Projeto Interno e Projeto Externo, respectivamente. 

INTERNO
A reutilização de materiais usualmente descartados foi defendida também pelo segundo colocado nessa categoria. A “Reutilização do Gesso na Construção Civil” focou na viabilidade da reciclagem desse tipo de resíduo para reuso de forma segura e sustentável.  Nem o descarte da água gerada pelos aparelhos de ar-condicionado ficou de fora das ideias criativas. “Seu Conforto Gera Água” ficou em terceiro lugar, tendo como meta o armazenamento em reservatórios de até cinco mil litros para o reaproveitamento na rega de plantas e ações de limpeza, sem a utilização de sistemas de bombeamento. 

EXTERNO
E que tal inserir uma horta ecológica para incentivar hábitos de alimentação saudável nos canteiros de obras? Essa foi a possibilidade defendida pelo segundo colocado com o projeto “Tem Verduras Fresquinhas Sim”.  Uma outra ideia, "O Jardim da Reciclagem com Garrafa Pet", que prevê um jardim suspenso, irrigado por meio de gotejamento utilizando a água gerada pelos condicionadores de ar, também recebeu destaque na premiação, ficando com a terceira colocação.  Todos os projetos selecionados nas duas categorias receberam prêmios em dinheiro, além da divulgação de suas ideias de sucesso e que têm tudo para serem postas em prática.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL