Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

POLÍTICA MONETÁRIA

Com nova Selic, Brasil continua com a maior taxa de juro real do mundo

Publicado em: 15/06/2022 21:00

 (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasi)
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasi
Com a nova taxa básica da economia (Selic), de 13,25%, o Brasil mantém a liderança do ranking de juros reais (descontada a inflação) elaborado pela Infinity Asset Management, que com base nos juros reais de 40 países.

A liderança brasileira, conquistada na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, está se consolidando. Conforme o ranking elaborado pelo economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, considerando a inflação projetada para os próximos 12 meses, de 5,32%, os juros reais brasileiros passaram para 8,10% ao ano com a nova Selic.

“Continua a pressão da inflação global, a qual se acelerou na maioria das medidas, dadas as ainda contínuas pressões e choques de oferta ao atacado e aceleração de demanda, em vista ao processo de reabertura de diversas localidades, convertendo a maioria das taxas em terreno negativo”, destacou Vieira. “Aos 0,5% de alta, o Brasil reforça a 1ª colocação no ranking mundial de juros reais, ganhando o pódio desde a penúltima reunião e acima de México, Colômbia, Chile e Indonésia, com uma combinação de inflação projetada para os próximos 12 meses”, acrescentou.

Os Estados Unidos ficaram na 25º colocação, com juros reais anuais negativos de 3,07% ao ano. A média de juro real da listagem da Infinity ficou em -1,70% ao ano e a Argentina, que lidera a listagem de juros nominais, com taxa básica anual de 49%, ficou na lanterna do ranking, com juro real de -14,16% ao ano.

No rol dos juros nominais, o Brasil ficou na terceira colocação, atrás apenas de Argentina e da Turquia, com taxa de juros básica de 14% ao ano. Na lanterna, ficou a Suíça, com juros nominais de -0,75% ao ano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Manhã na Clube: Diogo Moraes (PSB) e Alexandre Henrique (PSOL), pré-candidato a dep. estadual
Grupo Diario de Pernambuco