Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PAGAMENTOS

Pix bate novo recorde com quase 73,2 milhões de transações em apenas um dia

Publicado em: 10/05/2022 15:45

 (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)
crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS
O Pix — pagamento eletrônico instantâneo — bateu novo recorde na última sexta-feira (6). Foram feitas em um único dia 73.198.432 de transações pelo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). O recorde anterior, de 63.504.253 de transferências de recursos em tempo real, havia sido alcançado em 7 de abril deste ano. Segundo especialistas, esse aumento da demanda da utilização do Pix é algo esperado e natural.

Especialista em mercado financeiro do escritório Baptista Luz, Fabiano Ferreira explicou que as pessoas costumam ter receio diante de toda nova tecnologia, principalmente em relação à segurança. “Com o passar do tempo, a utilização dessa inovação vai se tornando cada vez mais de fácil compreensão para os usuários, o que torna cada vez maior sua utilização”, explicou. “Além disso, o fato de o Banco Central ter criado cada vez mais novas funcionalidades, o Pix saque, por exemplo, também estimula essa maior utilização.”

Fabiano apontou, ainda, que a tendência é que isso se amplie cada vez mais, “dada a facilidade e custo do produto, tendo o custo quase zero em alguns casos”. “Acaba sendo uma tendência nesse mercado”, afirmou.

“Esse aumento também reflete no maior conhecimento do Pix pelas pessoas e empresas. Tem sido cada vez mais comum estabelecimentos pequenos estabelecerem o Pix como forma de recebimento de pagamento, e isso se deve ao fato do aumento de confiança e segurança com o sistema, uma vez que essa segurança é garantida pelo BC.”

Fraudes
 
Segundo o especialista, paralelo a isso, é importante que as instituições ampliem cada vez mais os sistemas antifraudes e controles internos para diminuir o número de fraudes que, apesar de serem pequenas, devem ser cada menor. “É um sistema absolutamente seguro, com medidas previstas na regulamentação que garantem essa segurança”, afirmou.

Como é um produto que tem a ver com o mundo tecnológico, “é extremamente importante que as pessoas sejam cada vez mais educadas à utilização adequada desse produto e que as instituições e ofertantes desse produto aperfeiçoem os mecanismos antifraude”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco