° / °

Economia
PESQUISA

Pernambucanos vão às compras para celebrar o Dia dos Mães; comércio se prepara

Publicado: 03/05/2022 às 16:00

/Tânia Rego/Agência Brasil

/Tânia Rego/Agência Brasil

Considerada uma das melhores datas para o varejo nacional, o Dia das Mães promete movimentar o comércio pernambucano neste ano. De acordo com um levantamento realizado pela Fecomércio-PE, 78,6% da população do estado pretende celebrar a data de alguma forma. No entanto, apesar do percentual elevado, a pesquisa revela uma ligeira queda na intenção de compras para o período em comparação com os anos anteriores, quando a média era de 80%. 

Entre aqueles que pretendem comemorar a data, 64,7% deverão realizar a compra de presentes. A perspectiva é que cerca 2/3 dos consumidores adquiram apenas um presente para celebrar o momento. Em média, o gasto será de R$ 165. Para viabilizar a compra, 49,1% dos pernambucanos pretendem utilizar o cartão de crédito. O pagamento em dinheiro foi citado por 30,8%, seguido do cartão de débito (16,3%) e do PIX (10,4%).

Já para outra parte dos pernambucanos, 17%, a celebração acontecerá em restaurantes ou lanchonetes. O percentual também está abaixo do registrado em anos anteriores, quando 25% da população afirmou pretender celebrar em restaurantes e lanchonetes.

Para a Fecomércio-PE, os resultados refletem o ambiente de inflação elevada que vêm afetando os preços em diversos segmentos do varejo e serviços. No caso dos serviços de alimentação fora do domicílio, por exemplo, o IPCA-15 aponta um aumento de 6% em 12 meses na Região Metropolitana. Assim, apesar do fim da maioria das restrições relacionadas à Covid-19, a maior parte dos consumidores, 55%, considera comemorar a data em confraternização doméstica, inclusive para viabilizar a compra de presentes. 

COMÉRCIO SE PREPARA 
No comércio a expectativa é grande para a data que costuma aquecer principalmente o segmento de beleza, calçados, confecções, eletroeletrônicos, bijuterias, gastronomia e serviços. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), o Dia das Mães deverá incrementar em 7% os negócios do varejo da capital pernambucana deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. “Diferente da Páscoa, que aquece alguns setores, o Dia das Mães movimenta o comércio como um todo”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal.

Segundo o representante do varejo recifense, o comércio do Centro e de bairros está otimista e reforçou estoque com variados itens para atender aos diversos gostos e bolsos. Além das vendas físicas, os lojistas também apostam na entrega de itens, negócios on-line, promoções e facilidade na forma de pagamento. 

Na tentativa de incentivar os consumidores, os centros de compras têm investido em ações do tipo ‘Compre-Ganhe’ para a data. De acordo com a Pesquisa de Expectativas Dia das Mães, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),  a ação será realizada por 39% dos shoppings do país, perdendo apenas para os sorteios, que deverão acontecer em 43% dos centros de compras. 

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o desemprego foram citados por 42% dos respondentes como fatores externos que mais devem limitar o consumo no Dia das Mães, mas mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para a data”, comentou.

No Shopping Recife, os clientes que realizam R$ 350 em compras ganham um pingente de prata assinado pela marca pernambucana Cis Joias e que foi produzido exclusivamente para o mall. “Para uma data carregada de tanto simbolismo como o Dia das Mães, queríamos trazer esse afeto em forma de um 2º presente para a data. Junto com uma marca que além de pernambucana, Cis Joias, é objeto de desejo de muitas mulheres, chegamos nesse pingente de prata exclusivo que certamente possibilitará longas memórias nessa relação tão bonita que envolve a maternidade”, destacou Renata Cavalcanti, superintendente do centro de compras.

O Shopping Tacaruna também apostou numa ação ‘Compre-Ganhe’ para incentivar os consumidores. Até o dia 08 de maio, os clientes que efetuarem as compras nas lojas participantes do mall, no valor igual ou superior a R$ 350,00, ganharão uma bolsa de viagem com estampa personalizada assinada pelo artista J. Borges, mestre da xilogravura e do cordel. 
Mais de Economia