EXPANSÃO

No Nordeste, mercado de franquias registrou crescimento de 14,6% em 2021

Publicado em: 25/05/2022 16:10 | Atualizado em: 25/05/2022 15:41

Crescimento foi acima da média nacional de 10,7%, segundo a ABF (Divulgação)
Crescimento foi acima da média nacional de 10,7%, segundo a ABF (Divulgação)
Com a retomada gradual da economia, o segmento de franquias vem registrando um crescimento acelerado no Brasil. No país, a alta ficou em 10,7% no último ano. No Nordeste, o avanço é ainda maior. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 27,5 bilhões na região em 2021, resultado que representa um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior.

Na região, o número de unidades de franquia na região cresceu 2,4%, totalizando 24 mil operações. Para o diretor da Regional da ABF Nordeste, Cândido Espinheira, a capacidade de adaptação do mercado de franquias da região é um dos segredos do sucesso. "O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial", observou.

Entre os destaques da região, o principal é o segmento de hotelaria e turismo, com crescimento de 65,6% no último ano. Em seguida aparecem os setores de moda, com alta de 37,3% e alimentação, comércio e distribuição, 33,9%. Juntos, eles representam a maior parte do faturamento de franquias da região. Com relação ao número de unidades, os mercados de saúde, beleza e bem-estar, serviços e outros negócios (20,3%) e alimentação food service (13,8%), são os que mais possuem operações no Nordeste.

Por causa do seu elevado potencial, a região continua atraindo a atenção das franquias e franqueados. Um dos exemplos é a paranaense Oral Sin, considerada a maior rede de franquias de implantes dentários do país. Atualmente, a rede conta com 450 unidades em operação distribuídas por todas as regiões brasileiras, sendo 25 no Nordeste. Até o final do próximo ano, a expectativa é de que sejam abertas mais 80 clínicas, o que representaria um investimento de mais de R$ 57 milhões.

Outra rede de franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar que pretende realizar investimentos no Nordeste é a Royal Face. Atualmente, a marca já está presente em 23 estados com mais de 180 unidades e outras 100 em fase de implantação. No Nordeste, a Royal Face conta com 14 unidades em operação. Mas, até o final do ano, o planejamento da franquia prevê a inauguração de mais 13 clínicas até o fim do ano, com um investimento de mais de R milhões na região.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL