Diario de Pernambuco
Busca

DEMISSÃO EM MASSA

Montadora Caoa Chery demite 446 funcionários por telegrama em Jacareí (SP)

Publicado em: 26/05/2022 16:29

 (crédito: Caoa Cherry)
crédito: Caoa Cherry
A montadora Caoa Chery oficializou a demissão de 446 funcionários da fábrica de Jacareí (SP), após não chegar a um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos e Região. Os profissionais foram informados do desligamento por telegramas

As correspondências sobre as rescisões dos contratos começaram a chegar na quarta-feira (25), segundo representantes dos metalúrgicos. O fechamento da unidade de Jacareí, a primeira da Chery fora da China, foi anunciado no início do mês de maio.

Segundo a montadora, foi feita a opção pelo telegrama para evitar gerar insegurança no local, pois um grupo de sindicalistas estaria bloqueando o acesso ao portão da fábrica. Além disso, os funcionários não estão mais frequentando a unidade desde que entraram em licença remunerada.

O Sindicato dos Metalúrgicos afirmou que a categoria foi surpreendida pelos cortes e que, após os trabalhadores recusarem a última proposta da empresa, as partes voltariam às negociações no Ministério Público do Trabalho.

A última proposta foi recusada em assembleia na terça-feira (24), quando a empresa ofereceu indenização de sete a 15 salários, dependendo do tempo de trabalho. A proposta do MPT era de 20 salários e extensão de benefícios, como convênio e vale-alimentação. Após a recusa, a empresa iniciou as demissões.

No comunicado em que declinou da proposta, a Chery disse que ofereceria salários adicionais para a indenização e que, caso não fosse aprovada a oferta em breve, retiraria o benefício. O sindicato informou que vai se reunir com os funcionários desligados em assembleia em frente à fábrica para discutir medidas a serem tomadas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL