Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

COMBUSTÍVEIS

FUP culpa Bolsonaro pelo novo reajuste no preço do óleo diesel

Publicado em: 09/05/2022 19:19

 (Foto: Ed Alves/CB)
Foto: Ed Alves/CB
A Federação Única dos Petroleiros comentou, nesta segunda-feira (9), o reajuste no preço do óleo diesel de 8,8% divulgado pela Petrobras e que começa já começa a valer amanhã. O órgão aproveitou para fazer críticas contundentes à Política de Preço de Paridade de Importação (PPI).

“O presidente Jair Bolsonaro debocha do povo brasileiro ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo”, publicou a FUP em nota à imprensa.

“A equivocada política de preço de paridade de importação é obra nefasta do Executivo. Ou seja, o PPI não é fixado por lei como quer fazer o Presidente da República. O PPI foi criado por Michel Temer em outubro de 2016 e mantido por Bolsonaro. O novo aumento do diesel anunciado nesta segunda-feira (9) é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação e que contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Na visão de economistas, o reajuste do diesel vai impactar diretamente na estrutura produtiva e principalmente no frete de produtos.

“O diesel já subiu 49% em 12 meses. Então, qualquer reajuste que a gente tenha daqui para frente pesa mais na estrutura produtiva. A gente sabe que a prestação de serviços, o frete, em especial e o movimento das máquinas agrícolas, tudo isso tende a ficar mais caro, subir de preço e isso acaba espalhando as pressões inflacionárias”, afirmou o economista da FGV André Braz.

“Bolsonaro mente mais uma vez quando diz não poder mudar o PPI. A Petrobras não é forçada a utilizar o PPI. Bolsonaro não muda a política de preços porque não quer desagradar acionistas privados”, concluiu Bacelar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco