Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CENTRÃO

Deputado critica troca no MME: 'Oligopólio para nos engolir'

Publicado em: 11/05/2022 21:24

 (Foto: Agencia Câmara)
Foto: Agencia Câmara
O deputado Danilo Forte (União-CE) afirmou nesta quarta-feira (11) que a troca de cadeiras na chefia do Ministério de Minas e Energia (MME) é “muito preocupante” e que o ex-ministro Bento Albuquerque estava “sintonizado com o setor”. O parlamentar preside a Frente Parlamentar das Energias Renováveis.

“É muito preocupante, num momento crítico como esse, em que o Brasil está perplexo diante da retomada da inflação — em que combustíveis e energia são os pilares dessa retomada dos preços — fazer uma mudança como essa, de um ministro que estava sintonizado com o setor, que tinha abertura para o diálogo e uma compreensão plena do papel e da importância das energias renováveis no Brasil”, escreveu em nota.

Na avaliação do deputado, se trata de uma “ameaça” ao “ transferir ainda mais a poupança popular para grupos privados, oligopólios, que tomaram conta do mercado de energia a gás”, o que ele julga como “retrocesso” diante do avanço das energias limpas no mundo.

“A decisão de mais uma vez criar um oligopólio para nos engolir no futuro e amargar de novo a volta do processo recessivo é preocupante. Não conheço o novo ministro, terei prazer em conhecê-lo, mas ele entra em um momento muito difícil”, finalizou.

Albuquerque foi demitido por não querer colaborar com uma pauta de interesse do Centrão: investir cerca de R$ 100 bilhões tirados do pré-sal na construção de um mega-gasoduto. A obra, contudo, poderia favorecer especialmente Carlos Suarez, o “rei do gás”, ex-sócio da empreiteira OAS, que possui um oligopólio em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco