Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CONTAS PÚBLICAS

Para Tesouro, reajuste salarial precisa ser definido até maio

Publicado em: 28/04/2022 18:19

 (Foto: Jefferson Rudy/CB/D.A Press)
Foto: Jefferson Rudy/CB/D.A Press
Se o presidente Jair Bolsonaro (PL) quiser agradar os servidores com reajuste salarial neste ano, como prometeu para os policiais, ele precisará correr contra o tempo para o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Bolsonaro prometeu reajuste apenas para os policiais neste ano, e, para isso, o governo reservou R$ 1,7 bilhão no Orçamento.

Contudo, devido à chiadeira das demais categorias que estão sem reajuste desde o início da pandemia, o Palácio do Planalto tem sinalizado um reajuste linear de 5%, que é abaixo da inflação acumulada nos últimos três anos, em torno de 20%, pelas estimativas de analistas. Essa sinalização não tem acalmado os ânimos do funcionalismo, que continua fazendo manifestações e paralisações em busca de um reajuste maior.

Oficialmente, contudo, de acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, Bolsonaro ainda não comunicou os técnicos da decisão.

De acordo com o técnico, o prazo “ideal” para que qualquer decisão de reajuste não entre em conflito com a LRF é o fim de maio, que impede qualquer aumento de salário na segunda metade de um ano eleitoral. Contudo, como será preciso incluir a previsão desse gasto adicional na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é importante antecipar o anúncio mesmo se o aumento salarial for via medida provisória.

“Eu diria que o ideal é até o fim de maio, para dar o tempo do trâmite de Orçamento”, disse Valle, nesta quinta-feira (28/4), a jornalistas, durante a apresentação do resultado fiscal das contas públicas de março, quando foi registrado um rombo de R$ 6,3 bilhões, apesar do aumento recorde da arrecadação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco