Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

INVESTIMENTOS

Corretora de investimentos lança ferramenta para negociação de fundos alternativos

Publicado em: 28/04/2022 18:51 | Atualizado em: 28/04/2022 18:54

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Pensando sempre na inovação do mercado de investimentos, a corretora XP Investimentos lança uma ferramenta para negociação de ativos ilíquidos, especialmente cotas de fundos alternativos. Até então, o investimento nesse segmento era basicamente concentrado nas ofertas públicas, quando os gestores vão ao mercado para captação dos novos fundos. Com isso, a ampla maioria dos investidores mantém o capital travado no fundo por prazos longos como 5, 10 ou mesmo 15 anos.

Com o lançamento da ferramenta automatizada para negociação no mercado secundário, a XP espera sanar a dor de investidores que precisam de alguma liquidez. De quebra, a expectativa é estimular ainda mais o segmento “primário”, mostrando aos investidores a possibilidade de múltiplas alternativas quando investem em fundos como de Private Equity, Venture Capital, Venture Debt, Distressed, entre outros.

Nesse primeiro momento, as negociações serão através dos assessores de investimentos, ou seja, o cliente final precisará ser assessorado. A ideia, porém, é que nas próximas etapas do projeto o cliente possa operar diretamente.

Segundo Gustavo Pires, sócio e head da área de Asset Management Services da XP, a unificação de um mercado secundário líquido com um primário diferenciado será o catalizador para um grande salto de crescimento da classe de ativos de alternativos. “Naturalmente que toda uma experiência fluida e agradável, além de um incansável processo educacional dos investidores serão iniciativas igualmente importantes.”
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco