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Notícia de Economia

AVALIAÇÃO

Procon/PE divulga ranking de reclamações de 2021

Publicado em: 10/01/2022 14:58 | Atualizado em: 10/01/2022 23:02

 (Celpe ficou em primeiro lugar na lista de reclamações, seguida pelo Banco Bradesco, Compesa e Caixa Econômica Federal. Foto: Divulgação / Procon PE.)
Celpe ficou em primeiro lugar na lista de reclamações, seguida pelo Banco Bradesco, Compesa e Caixa Econômica Federal. Foto: Divulgação / Procon PE.
O Procon/PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, recebeu mais de 15 mil reclamações em todo o estado durante o ano de 2021. Em dados fornecidos pela gerência de Atendimento do órgão, foi constatado que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi a empresa mais reclamada, somando 578 queixas. Entre os problemas apontados, os consumidores relatam mais sobre cobrança abusiva ou indevida.

Configurando na segunda colocação, o Banco Bradesco recebeu 389 reclamações junto ao órgão. No 3º lugar ficou o Banco BMG com 308 ocorrências, seguido pela Compesa e Caixa Econômica Federal, com 295 e 273 respectivamente.

De acordo com a gerente de Atendimento do Procon/PE, Thamires Lima, o consumidor que se sentir lesado poderá recorrer ao órgão através do 0800 282 1512, ou à sede localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de São José, portando os documentos de identificação (RG e CPF), comprovante de residência e documentos relativos ao caso. Para o atendimento também é necessário apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19, segundo decreto do Governo do Estado nº 51.864/2021.

Para mais informações, o órgão disponibiliza os seguintes canais de comunicação: site -www.procon.pe.gov.br; whatsApp 3181.7000; e-mail - atendimento@procon.pe.gov.br; além do instagram: @proconpe.
 
Em nota, a Neoenergia Pernambuco, dona da Celpe, afirmou que o ranking divulgado pelo Procon/PE tem como referência números absolutos, sem considerar a quantidade de clientes atendidos e a procedência das reclamações. A empresa destaca que as reclamações registradas pelo órgão representam 0,01% do universo de mais de 3,8 milhões de consumidores. E que se coloca à disposição para esclarecimentos. 

Ranking completo das empresas em 2021:

1º - Celpe (578)

2º - Banco Bradesco (389)

3º Banco BMG (308)

4º - Compesa (295)

5º - Caixa Econômica Federal (273)

6º - Samsung (251)

7º - Magazine Luiza (233)

8º - Banco C6 (230)

9º - Via varejo (222)

10º - Banco PAN (2)
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