Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

INVESTIMENTO

Polo da Jeep em Goiana recebe projeto-piloto 5G da TIM

Publicado em: 05/01/2022 12:12

 (Foto: Jeep / Divulgação)
Foto: Jeep / Divulgação
O Polo Automotivo da Jeep em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, já começou a receber o projeto-piloto 5G para a indústria automobilista no Brasil, em resultado de uma parceria com a Tim e Accenture. A aplicação ao ambiente industrial já foi iniciado através de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de uma forma inédita, em outubro de 2021.

“Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina. “É uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda da nova tecnologia e das possibilidades trazidas pelo 5G”, acrescenta.

O projeto já está integrado ao chão da fábrica e aplicado à manufatura. O objetivo é assegurar a conformidade da identificação dos veículos conforme a sua versão e acessórios, além da qualidade nos processos de montagem. Ao total, são produzidos quatro modelos no Polo de Goiana que se multiplicam em mais de 100 versões, cada um com suas especificações de itens, componentes e acessórios.

A TIM foi escolhida como a operadora de telecomunicações responsável para oferecer a infraestrutura e rede 5G, implantando o núcleo na nuvem pública, constituindo um ambiente digital integrado. A função da Accenture é integrar a rede com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica, enquanto abre o caminho para futuros casos de uso da tecnologia.

Para o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, a parceria estabelecida com a Stellantis para a implementação de sistemas inteligentes de conectividade e ressalta o futuro da tecnologia 5G. “Desde outubro de 2020, a parceria gera frutos importantes para o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Acreditamos que a nova tecnologia vai revolucionar o setor e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da Indústria 4.0.”, explicou Pietro Labriola.

A tecnologia 5G permite usar a conectividade com flexibilidade em todo Polo de Goiana, permitindo a aplicação de diversos casos de uso de maneira ágil e transformando a planta industrial em um verdadeiro laboratório para desenvolvimento inédito e pioneiro na indústria automotiva.

“Junto com a TIM, estamos estabelecendo a base para os melhores casos de uso 5G que fornecem soluções de IoT, nuvem e inteligência artificial para a Stellantis. Isso permitirá que eles lidem melhor com qualidade, segurança, conformidade e eficiências de produção agora e no futuro”, disse Saulo Bonizzato, líder da indústria de Comunicações e Mídia da Accenture para Mercados Emergentes.

Os aprendizados sistematizados da etapa inicial já estão sendo utilizados em um segundo projeto-piloto mais complexo, que começou a ser implantado ainda no mês de novembro do ano anterior. 
O tema escolhido foi o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso. É um projeto que testará e empregará o tráfego veloz de dados através da rede 5G, aproveitando seus diferenciais de eficiência, como altas velocidade, confiabilidade e baixíssima latência, além de alta taxa de transferência de dados.
TAGS: tim | 5g | goiana | jeep | polo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco