Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

ECONOMIA

Apple atinge US$ 3 trilhões em valor de mercado

Por: AFP

Publicado em: 03/01/2022 18:35

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A Apple ultrapassou nesta segunda-feira a marca simbólica de US$ 3 trilhões em valor de mercado, tornando-se a primeira empresa americana a alcançar esse marco, que reforça o sucesso da empresa.

O feito durou poucos segundos e aconteceu pouco antes das 19h GMT, embora depois o preço da ação tenha recuado.

O valor da Apple se multiplicou desde a morte do icônico Steve Jobs, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. A Microsoft é a única outra empresa no mundo com valor de mercado de mais de 2 trilhões de dólares.

Em agosto de 2018, a Apple, cuja ação é negociada na Nasdaq, tornou-se a primeira empresa a ultrapassar a marca de 1 trilhão de dólares, 38 anos após a sua Oferta Pública Inicial (IPO, sigla em inglês). Ela levou apenas dois anos para ultrapassar os 2 trilhões, e 16 meses para ultrapassar os 3 trilhões.

Nada parece impedir a progressão do preço do papel. A empresa, no entanto, decepcionou os analistas com os resultados do quarto trimestre do ano fiscal, divulgados no fim de outubro.

A escassez de silicone, um componente essencial na fabricação de microchips, e as restrições relacionadas ao novo coronavírus nas fábricas do grupo no Sudeste Asiático custaram à Apple cerca de 6 bilhões de dólares em vendas. Apesar das dificuldades, a empresa espera conseguir um faturamento recorde no trimestre outubro-dezembro, o primeiro do ano fiscal 2021/22.

Cerca de 45 anos depois de sua fundação, a Apple é uma empresa movida pelas vendas do iPhone. Seu principal produto, lançado em 2007, gerou um recorde de vendas de 191,9 bilhões de dólares no ano fiscal 2020/21.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco