Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

MOBILIZAÇÃO

Trabalhadores de postos de combustíveis de Pernambuco participam do Dia Nacional em Defesa do Emprego dos Frentistas

Publicado em: 07/12/2021 17:10 | Atualizado em: 07/12/2021 17:21

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Seguindo a agenda de Mobilização em Defesa do Emprego dos frentistas, os trabalhadores da categoria em Pernambuco realizarão nesta quarta-feira (08), o Dia Nacional de Luta contra o Self Service e pela manutenção dos Postos de Trabalho. A ação é coordenada pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis Derivados de Petróleo, Lojas de Conveniência e Lava Jatos no Estado de Pernambuco (SINPOSPETRO-PE), que durante os dias 7 e 8 de dezembro irão realizar uma série de visitas a Postos de Gasolina e percorrer a Região Metropolitana do Recife com um carro de som, convocando os trabalhadores a lutarem por  seus direitos.

 

No último dia 25, aconteceu uma vitória histórica para os 500 mil frentistas de todo o País. Foi derrotada na Câmara dos Deputados a Emenda 18, do Deputado Federal Kim Kataguiri (DEM/SP), que ameaçava 500 mil empregos nos mais de 45 mil postos em todo o território nacional.

 

A MP 1063, que trata da revenda de combustíveis, foi aprovada, mas o relatório do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) expurgou do texto a Emenda que impunha o selfie-service. O relatório foi aprovado sem reparos. O expurgo da Emenda de Kim Kataguiri mantém em plena vigência a lei 9.956/2000, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de proibir o self service, a lei estipula multa por descumprimento e pode até autorizar o fechamento de infratores reincidentes.

 

Em Pernambuco 30 mil trabalhadores e trabalhadoras frentistas tiveram seus postos de trabalho ameaçados pela proposta do deputado. O presidente do SINPOSPETRO-PE, Severino Pessoa, afirmou que a Associação "irá permanecer na luta constante junto ao trabalhador e na articulação com nossos representantes políticos para que outras ações perversas como essa não voltem ao debate público".

 

Ao redor do país, Sindicatos e Associações ligados aos trabalhadores frentistas também vão vivenciar o Dia Nacional em Defesa do Emprego dos Frentistas neste dia 8. A medida visa orientar os trabalhadores sobre a primeira vitória na Câmara dos Deputados e fortalecer a toda categoria para que esteja unida e bem informada, caso outra ameaça volte a pairar.

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Grupo Diario de Pernambuco