Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIAS

Programa de inovação seleciona soluções para transformar pequenos negócios

Publicado em: 15/12/2021 11:02 | Atualizado em: 15/12/2021 01:22

Academia Happen é uma ferramenta que contribui para além da questão profissional. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Academia Happen é uma ferramenta que contribui para além da questão profissional. (Foto: Pixabay/Reprodução)

O Sebrae Open Innovation, realizado pelo Sebrae Pernambuco, selecionou soluções com o intuito de transformar os pequenos negócios do estado. Através dele, a empresa recebe suporte para desenvolver uma solução inovadora em um processo de inovação aberta. A intenção é descobrir novos produtos para o mercado, com uma possibilidade de investimento estimado em R$ 240 mil ao fim do ciclo.

Identificar e desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos jovens, de forma prática e ativa, não parece uma tarefa simples. Porém, essa foi uma das soluções selecionadas pelo Sebrae Open Innovation. A Happen, startup pernambucana que faz a análise e desenvolvimento de Soft e Digital Skills em organizações, apresentou a Academia Happen e agora a empresa partirá para a fase go to market (de mercado), com o objetivo de tornar o seu projeto uma solução para todo o mercado.

Com a Academia Happen, o processo de aprendizagem acontece por meio de metodologias como o microlearning, gamificação e múltiplos formatos de conteúdo. A solução passou por um teste no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e, durante um mês, foram desenvolvidas habilidades como Comunicação, Liderança e Inteligência Emocional com 65 alunos da instituição.

Durante o teste, os alunos tiveram acesso a um mapeamento de soft Skills, no qual eles entenderam qual o nível de desenvolvimento nas habilidades que seriam trabalhadas. A partir do mapeamento, os alunos foram direcionados para uma trilha de conteúdos (com comunicação, inteligência emocional e liderança) e, ao final dela, tiveram acesso a um Micro Certificado de conclusão da trilha.

Para Ana Uriarte, sócia da Happen, a ferramenta contribui para além da questão profissional. Além disso, ela aponta ainda que o desenvolvimento das habilidades contribui para o aprendizado na sala de aula. “Um ponto que também foi importante durante a experiência, foi a conexão com os professores. Eles viram como foi importante o desenvolvimento das habilidades para os alunos”, disse.

O Sebrae Open Innovation é um programa de Inovação Aberta do Sebrae, que é executado pelo Softex Recife, Porto Digital, Cesar e o Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL