Diario de Pernambuco
Busca

MARCAS PREFERIDAS

Novos tempos impulsionam inovação na Unicap

Publicado em: 16/12/2021 09:35 | Atualizado em: 16/12/2021 15:44

 (A Universidade Católica não parou durante a pandemia e deu salto qualitativo. Foto: Alex Costa/Unicap)
A Universidade Católica não parou durante a pandemia e deu salto qualitativo. Foto: Alex Costa/Unicap
As práticas inovadoras da Universidade Católica de Pernambuco ganharam ainda mais impulso no ano de 2021. Mesmo diante de um contexto desafiador, a Unicap seguiu funcionando com a maior parte de suas operações de maneira remota. O cuidado com a segurança dos professores, alunos e funcionários não impediu a Católica de dar um salto qualitativo. Pelo contrário, novas parcerias e projetos caminharam juntos a uma reforma administrativa e acadêmica.

O ano começou com a recriação da vice-reitoria. “A função de vice-reitor, que existiu até o final dos anos de 1970, não somente voltou, mas adquiriu um novo perfil, notadamente marcado pela visão e missão do Instituto Humanitas Unicap e a liderança do Prof. Dr Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne. Nesse contexto, a Pró-reitoria Comunitária e de Extensão foi assumida pelo Prof. Dr Padre Delmar Cardoso, também jesuíta”, explicou o Reitor, Prof. Dr Padre Pedro Rubens.

Seguindo a nova tendência das grandes universidades comunitárias, houve uma reforma acadêmica e administrativa. Assim, os cinco centros acadêmicos deram lugar a seis novas escolas: Ciências da Vida e Saúde; Ciências Jurídicas; Comunicação; Educação e Humanidades; Gestão, Economia e Política; e Unicap Icam Tech, esta última fruto de parceria com o Institut Catholique d’Arts et Métiers, escola de engenharia francesa jesuíta e uma das mais respeitadas da área na Europa. Além de articular a graduação com a pós-graduação em ações de pesquisa e extensão, o novo modelo coloca o aluno como protagonista na relação ensino aprendizagem.

E falando em extensão, a Unicap vai dedicar um campus inteiramente a esta área. É o Campus Olinda. A área de 5 hectares já conta com iniciativas em andamento como o Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, experiência apresentada durante a COP 26. O Campus Olinda vem sendo viabilizado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e Urbanismo e Prefeitura de Olinda.

Outra parceria importante foi feita com o Porto Digital e Prefeitura do Recife para o programa Embarque Digital, que seleciona jovens do ensino médio com perfil socioeconômico de Prouni para cursos da área de tecnologia com o objetivo de formar mão de obra qualificada. Vale destacar também os acordos de cooperação técnica que têm possibilitado a atuação da Unicap no interior e outros estados. Um deles visa a realização de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Linguagem, no Campus Petrolina da UPE. Outro firmado com a Prefeitura de Aracoiaba (CE) prevê a requalificação dos professores da rede pública para os desafios da retomada das aulas presenciais na região.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL