Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

MARCAS PREFERIDAS 2021

Bompreço: história marcada por tradição e modernidade

Publicado em: 16/12/2021 09:59 | Atualizado em: 16/12/2021 15:36

 (Bompreço é uma marca forte entre os pernambucanos. Foto: Divulgação)
Bompreço é uma marca forte entre os pernambucanos. Foto: Divulgação
Pela segunda vez consecutiva, o BIG Bompreço ganhou na preferência dos pernambucanos quando o assunto é supermercado. A marca, que faz parte do Grupo BIG, dona de várias outras marcas do setor no Brasil como o Super Bompreço, TodoDia, Maxxi Atacado, Sam’s Club e Nacional, tem lugar presente no imaginário coletivo dos pernambucanos há 55 anos.

A história do Bompreço começou em 1935, com uma pequena loja de alimentos. Anos depois, em 1965, a empresa chegou ao Recife, capital pernambucana, com o objetivo de abrir o primeiro supermercado. A primeira unidade foi inaugurada em 2 de julho de 1966, no bairro da Casa Amarela, o primeiro supermercado com a marca Bompreço. Nos anos seguintes foram abertas várias outras lojas, estabelecendo-se a rede Bompreço de supermercados e hipermercados.

Na década de 1970, a rede começou a se expandir e, não apenas em Pernambuco, abriu supermercados e hipermercados em outros estados do Nordeste. O Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda., conhecido popularmente pelo nome de Bompreço, é uma rede varejista com sede na cidade do Recife, e segue mantendo lojas em estados como Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Ao todo, são 59 supermercados (Super Bompreço) e 38 hipermercados (BIG Bompreço).

Em 24 de março deste ano, foi anunciada a aquisição das operações do Grupo BIG pelo Carrefour. A prioridade é converter as unidades Maxxi em Atacadão e as lojas Big Bompreço e Super Bompreço em Sam’s Club, Atacadão e Carrefour. Mas até agora nada mudou e o consumidor ainda continua vendo o Bompreço como Bompreço sem nada que lembre a companhia francesa.

Sobre mudanças, o que já foi visto tem a ver com a revitalização realizada nas lojas, algo que faz parte do projeto Super Nova Geração do Grupo BIG. No Grande Recife e em Petrolina, foram modernizadas 13 unidades, entregues com área de vendas mais moderna e inteligente, novo layout, sortimento diferenciado de produtos e novos serviços.

Além de novos serviços e identidade visual, as lojas passam a adotar a bandeira Super Bompreço. Essa iniciativa foi testada inicialmente na unidade de Casa Amarela, localizada na Zona Norte do Recife, onde nasceu a marca, escolhida para o projeto piloto.

Do supermercado ao hipermercado. Do cartão de crédito de loja (Hipercard) ao pioneiro clube de fidelização (Bom Clube), a marca foi fixada na memória e no coração dos pernambucanos. A despeito das mudanças de controladores, o Bompreço nunca deixou de ser uma referência para os consumidores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Grupo Diario de Pernambuco