Economia
FACILIDADE
Startup Praso foca em cadeia de suprimento de pequenos varejistas
Publicado: 05/11/2021 às 16:31
Stand dde apresentação na Hotel & Food Nordeste/Foto: Praso/Divulgação
Focada inicialmente no mercado de bares, restaurantes e hotéis, a startup prazo estreia no mercado com a iniciativa de facilitar a vida do pequeno varejista. Trata-se de uma plataforma destinada a pessoas jurídicas com a promessa de suprimentos a preços convidativos e transparentes. A empresa foi fundada por um grupo de jovens talentos em junho deste ano, tendo Samuel Carvalho, de apenas 19 anos, como CEO. Em sua rodada de financiamento inicial, atraiu fundos no mercado internacional.
Para Carvalho, além da praticidade, a iniciativa deve trazer competitividade em relação aos grandes negócios. “A tecnologia é uma ferramenta de descentralização de poder e a Praso é sobre isso. Nós conversamos com muitos varejistas para entender suas necessidades. Os grandes players se digitalizaram muito rápido e os pequenos negócios ficaram com muitas contas para pagar e pouca transformação”, comenta.
Muitas vezes, até hoje, as negociações seguem um rito tradicional de levantamento de preços com cada fornecedor. A promessa da startup é facilitar esse caminho. “Se você olhar para a realidade de um barzinho, por exemplo, muitas vezes esse empreendedor precisa negociar com dezenas de fornecedores diferentes, fazer cotação a cada compra e ainda lidar com uma eventual ruptura de estoque. Com a Praso é possível ver vários produtos diferentes e realizar, em poucos minutos, um processo que poderia levar aproximadamente uma semana. Na plataforma é possível visualizar todos os produtos de maneira integrada e receber no dia seguinte”, explica Samuel Carvalho.
A promessa já tem rendido seus primeiros frutos. Em apenas três semanas de atividade, as primeiras centenas de clientes estão sendo conquistadas. “Nós começamos a pouco tempo. Abrimos o CNPJ em junho deste ano. Passamos três meses desenvolvendo tecnologia e plataforma. Escolhemos começar por Recife pela boa oportunidade de negócios. São muitos varejistas utilizando serviços que cobram demais e servem ‘de menos’. Como eu sou daqui também tem um fator de apego. Hoje passamos de 200 clientes com três semanas de atividade. Percebemos que às vezes o varejista vê e não acredita, então ele faz um primeiro pedido pequeno e depois faz outro maior”.
Os próximos passos da startup incluem a expansão de seus produtos e presença geográfica. Para se apresentar ao mercado local e potenciais novos clientes, a empresa participou da Hotel & Food Nordeste, feira realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, da última quarta-feira (3), até esta sexta (5).
“Queremos atingir mais categorias. Já estamos com produtos não perecíveis. Essa semana estamos adicionando produtos de limpeza. Marcas de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas na próxima semana. Temos planos de trabalhar com produtos perecíveis também e expandir geograficamente. Já levantamos três milhões de dólares com investidores da Ásia e do Vale do Silício. Em dois meses, no máximo, a Praso deve começar a atuar em outra região metropolitana no Nordeste”, conclui o CEO Samuel Carvalho.
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