Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

OPORTUNIDADE

Prefeitura do Recife lança portal que reúne serviços, cursos e vagas de emprego disponíveis na cidade

Publicado em: 07/10/2021 14:52 | Atualizado em: 07/10/2021 16:16

De acordo com a gestão municipal, o objetivo é aliar modernidade e inovação à tecnologia para promover oportunidades (Arnaldo Sete/ Esp. DP Foto)
De acordo com a gestão municipal, o objetivo é aliar modernidade e inovação à tecnologia para promover oportunidades (Arnaldo Sete/ Esp. DP Foto)
A Prefeitura do Recife lançou nesta quarta-feira (7), o portal GO Recife, que funcionará como um acelerador de oportunidades de emprego e renda da cidade. Na plataforma, que deverá operar como uma agência de empregos virtual, também estão disponíveis, de forma gratuita, serviços voltados para o empreendedorismo e qualificação profissional. De acordo com a gestão municipal, o objetivo é aliar modernidade e inovação à tecnologia para promover oportunidades. 

Para viabilizar o GO Recife, a prefeitura realizou uma série de parcerias com empresas como o WhatsApp, Facebook, Google, Grau Técnico e Uninassau. Também participam do projeto: Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Aliança Empreendedora e Fecomércio-PE. 

"Trazemos as vagas disponíveis no Google Jobs e tudo que está disponível nas agências de emprego da cidade. No lugar de exigir que os recifenses passem de agência por agência, reunimos todas as vagas em um único portal. Ainda abrimos espaço para as empresas que queiram ofertar [oportunidades] direto com a prefeitura. Já lançamos o GO Recife com mais de 1.500 vagas de trabalho abertas", afirmou o prefeito João Campos. 

Além de promover o match entre trabalhadores e empregadores, a plataforma também servirá como vitrine para autônomos do município que desejam alcançar uma maior visibilidade para os seus serviços. Para tal, o portal disponibilizará um espaço onde o trabalhador autônomo poderá criar um perfil e informar suas habilidades.
 
"Só precisamos linkar as pessoas. Não dá para imaginar que vamos avançar somente com um processo formal de contratação, precisamos entender que se alguém tem um talento para a música, para a cultura, para a dança, para a arte, ela tem que ter um espaço onde a prefeitura apoie ela e gere uma vitrine para que ela possa ter o serviço contratado", destacou o prefeito.

Além disso, o portal também disponibilizará oportunidades para a qualificação profissional gratuita por meio da oferta de assessoria, cursos e orientação profissional em conjunto com secretarias da prefeitura e outros parceiros. Atualmente, já estão disponíveis mais de 1.400 vagas de formação, todas gratuitas. 

Com um modelo 'fi-digital', que alia o físico ao digital, o GO Recife também contará com a Arena GO, uma unidade itinerante que oferecerá os serviços da plataforma para a população do município. "Ela vai passar nas seis regiões da cidade e oferecer uma gama de serviços. Você pode cortar o cabelo, tirar uma foto, preparar um currículo ou treinar para uma entrevista de emprego, além de conhecer o crédito popular e ter acesso a ele. São mais de 10 áreas diferentes que podem ser acessadas", comentou João Campos.

De acordo com o prefeito, a primeira ação acontecerá nesta sexta-feira (8), no Compaz Dom Helder Câmara. "Nossa tarefa é juntar as pessoas. Temos mais de 10 parceiros privados, o Google, Facebook e WhatsApp, empresas que são as maiores do mundo, estão apoiando essa iniciativa de maneira gratuita, doando serviços. Sempre com muita humildade, conseguimos firmar parcerias e fazer com que a vida do recifense melhore", finalizou o gestor municipal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco