Setor de serviços teve segundo maior crescimento do Brasil em julho
Publicado: 14/09/2021 às 14:08

Atividades de restaurantes estão entre as que mais cresceram em julho./Pixabay/Divulgação

O setor de serviços de Pernambuco registrou o segundo maior crescimento em julho do Brasil na comparação com junho. Com alta de 4,1%, o estado ficou atrás apenas de Alagoas, que registrou incremento de 5,4%. Além disso, o desempenho pernambucano foi melhor do que a média nacional, que foi de 1,1%. Com esse resultado, Pernambuco segue tendência de alta, já que foi o terceiro desempenho positivo consecutivo e supera os índices pré-pandemia pela primeira vez, com 3,1 pontos percentuais acima do resultado de fevereiro de 2020. Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços foram divulgados pelo IBGE.
Mesma base
Acumulado do ano
No acumulado do ano, o volume de serviços de Pernambuco apresentou resultado positivo, com alta de 8,4%. Mas o desempenho ficou abaixo da média nacional, que foi de 10,7%. Todas as 27 unidades da federação tiveram resultado positivo, estando o estado em nono entre os menores crescimentos. Em Pernambuco, na comparação com o mesmo período acumulado de 2020, as atividades de Serviços prestados às famílias voltaram a ter o melhor resultado, com alta de 32,7%, seguidas de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,8%), Outros serviços (7,6%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,8%) e Serviços de informação e comunicação (1,8%).
Turismo
Pernambuco registrou o maior crescimento no volume de atividades turísticas entre os 12 estados analisados pelo IBGE. A alta no estado foi de 9,5% em julho em relação a junho deste ano, desempenho que ficou apenas 1,4 ponto percentual abaixo de fevereiro de 2020, no período pré-pandemia. O resultado foi ainda maior do que a média nacional, de 0,5%. Bahia e Ceará, outros dois estados do Nordeste analisados, registraram alta de 6,1% e 0,9%, respectivamente.
Na comparação com julho de 2020, Pernambuco registrou o terceiro maior crescimento das atividades turísticas do Brasil, alcançando 144,8%. O resultado foi o terceiro maior do país, atrás da Bahia (271,7%) e do Rio Grande do Sul (150,7%). No Brasil, a alta foi de 83%.
No acumulado do ano, o estado também teve o terceiro melhor desempenho entre as localidades analisada, com crescimento de 6,1%. A maior alta foi registrada em Goiás, de 38,7%, seguida da Bahia, de 33,2%. A média brasileira teve incremento de 13,1%. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, apenas Goiás teve desempenho positivo. Pernambuco registrou recuo de 5,7%, enquanto a retração na média nacional foi de 13,2%.

