Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

TURISMO

Feriado de 7 de Setembro marca abertura do verão em Pernambuco

Publicado em: 06/09/2021 16:43

A ilha de Fernando de Noronha atinge 100% de ocupação e Porto de Galinhas chega aos 80%
 (Foto: Setur/Divulgação)
A ilha de Fernando de Noronha atinge 100% de ocupação e Porto de Galinhas chega aos 80% (Foto: Setur/Divulgação)

Já não é novidade que o 7 de Setembro marca um período de grande expectativa para muitos pernambucanos: a abertura extra-oficial do verão. Embora não seja a data formal do início da estação do sol  no calendário, para a população do estado, especialmente os recifenses, ela é tradicionalmente considerada o início do verão.

E se o restante da temporada seguir os dados apontados pela pesquisa feita pela Empetur para o feriadão da Independência, as previsões para o período são muito animadoras. O destino com maior taxa de ocupação é Fernando de Noronha, que tem estimativa de 100% de ocupação da rede hoteleira. Na sequência, vêm Triunfo, no Sertão, e Bonito, no Agreste, com  91,25% e 87,5%, respectivamente. de Ipojuca (Porto de Galinhas), vai operar com 80% de ocupação.

Outros destinos que devem registrar resultados positivos são Igarassu e Tamandaré, que ocupam a quarta e quinta colocação na pesquisa, com  86% e 83%. O ranking também acompanha os bons desempenhos de Gravatá, 76,25%; Recife, 75,12%; Petrolina, 72,4%; Cabo, 71,33%, e Paulista, 70%. No Estado, a média de ocupação de toda a rede hoteleira é de 65%.

Os bons dados em cidades fora do litoral confirmam que, cada vez mais, cresce a procura por regiões além do litoral, que ganharam destaque no programa de interiorização do Governo do Estado, o Bora Pernambucar. Ainda segundo o levantamento, os visitantes devem permanecer por 2,6 dias nos destinos no feriado. 

“O verão é o período mais importante para o turismo local e gera incremento nos vários serviços da cadeia turística, hotéis, restaurantes, empresas de receptivo e agências de viagens. Com a flexibilização das atividades, seguindo os protocolos de segurança, Pernambuco tem atraído cada vez mais turistas para conhecer nossas belezas com segurança. Esses bons índices esperados de ocupação, com Noronha com 100% da capacidade, e Porto de Galinhas com 80%, por exemplo, nos deixam muito animados”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

As boas previsões para o verão são reforçadas pelos resultados positivos que vêm sendo obtidos pelo Aeroporto do Recife nos últimos meses. Principal porta de entrada de turistas no Estado, o terminal já recuperou 92% da movimentação de passageiros, comparado com o ano de 2019, segundo análise da Empetur. Os dados são referentes ao mês de julho, quando 726 mil pessoas passaram pelo aeroporto - chegando e saindo. 

“A nossa missão é alavancar esses números e proporcionar experiência inesquecível a quem visita o Estado. Por isso, anunciamos nosso calendário de participação em feiras e eventos neste segundo semestre. Teremos um roadshow pelas principais cidades do País, levando capacitação e promovendo rodada de negócios para o trade”, completa o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, citando a ação promocional com início em 14 de setembro, no Distrito Federal.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco