Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

ALEPE

Emenda Constitucional que viabiliza exploração do transporte ferroviário em Pernambuco é promulgada

Publicado em: 10/09/2021 14:17


Medida autoriza o estado a explorar, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário
 (Delfim Martins/ Blog do Planalto)
Medida autoriza o estado a explorar, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário (Delfim Martins/ Blog do Planalto)
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), promulgou nesta quinta-feira (9) a emenda constitucional que permitirá a exploração do transporte ferroviário pelo estado. A medida autoriza o estado a explorar, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário, exclusivamente dentro do território de Pernambuco. A alteração na Carta Magna foi proposta pelo governador Paulo Câmara como alternativa para viabilizar a construção do Ramal Suape da Transnordestina. 

Com a promulgação da emenda, a possível retomada das obras da ferrovia em Pernambuco ganha força. Além disso, o governo do estado também tem se mobilizado para realizar a captação de um parceiro privado que assuma a conclusão da obra. De acordo com a gestão estadual, esse trabalho teve início ainda em 2019. 

Como resultado do esforço, um dos parceiros contactados pela gestão estadual, o grupo Bemisa, solicitou no último dia 2 deste mês uma autorização ao Ministério da Infraestrutura para concluir os 717 km restantes do trecho pernambucano da ferrovia que deverá ligar o Porto de Suape, em Pernambuco, até o município de Curral Novo, no Piauí. Para viabilizar a obra, a previsão é que o grupo realize um investimento de R$ 5,7 bilhões. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco