EVENTO

RioMar Casa 2021 abre as portas com foco no conforto e meio ambiente

Publicado em: 27/08/2021 11:03

Jornalista e curadora do RioMar Casa, Carlota Guerra (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Jornalista e curadora do RioMar Casa, Carlota Guerra (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
A edição 2021 do RioMar Casa abriu as portas nesta quinta-feira (26) com o tema "Viva a Experiência da nova Casa Brasileira. O evento permanecerá de portas abertas até o dia 26 de setembro dentro do horário de funcionamento do Shopping RioMar.

São 45 espaços diferentes localizados no piso L3 do centro de compras. Os projetos remontam à projetos voltados para ambientes desde a praia até o campo, sem deixar de lado a praticidade e o conforto nas metrópoles da casa dos brasileiros.

Para além de apenas arquitetura e design de interiores, a mostra traz ainda destaque para a moda, gastronomia, veículos, imóveis, tecnologia, hotelaria e muito mais, tudo isso com o foco na casa como objeto central.

Wagner Melo e Maíza Neri, arquitetos (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Wagner Melo e Maíza Neri, arquitetos (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Com a curadoria da jornalista Carlota Guerra, o evento propõe a experiência e convivência das pessoas com o universo da arquitetura. “Ofereceremos ambientes dinâmicos, com entrada gratuita e mil possibilidades de conhecimento do universo casa, escritório, negócios e hotelaria, através de projetos modelo”, destaca. 

Entre os projetos modelos estão flats, adegas, bares, varandas gourmet, cozinhas, cafés e muito mais. Um dos destaques fica por conta do Flat Sossego, inpirado no litoral pernambucano e criação do estúdio Ême Arquitetura de Wagner Melo e Maiza Neri. Este é o segundo ano que o escritório participa da mostra.

Desta vez, a Ême Arquitetura traz um novo projeto com o intuito de inspirar outros empreendedores. "Tem muita gente investindo em flats para relaxar, aqui trouxemos um espaço completo e confortável com vários elementos que remetem à natureza, como a rocha e a madeira. O painel ripado atrás da cama é todo feito com madeira ecológica e PVC", destaca Wagner Melo.

Flat do Sossego (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Flat do Sossego (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
"Usamos materiais que remetem à praia, como a própria areia que será encontrada nas textura das paredes e no piso todo em granito com acabamento em matte. A ideia é oferecer ao hóspede senações como, por exemplo, ficar de pés descalços como se estivesse pisando na areia da praia", complementa o arquiteto.

O bangalô da praia, do arquiteto Paulo Veloso, também tem um projeto aconchegante com a mesma pegada à beira-mar. "Já realizei alguns projetos de hotéis, e quis trazer para o espaço um projeto que pode ser muito bem utilizado no nosso litoral", aponta.

Bangalô da praia do arquiteto Paulo Veloso (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Bangalô da praia do arquiteto Paulo Veloso (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
O projeto de Paulo está pronto desde o ano passado, mas precisou ter sua estreia adiada por conta da pandemia. Agora, com a exposição aberta, um dos principais destaques do espaço é a parede lateral à cama, que é pintada com uma tinta feita com restos de mariscos triturados.

A ideia central do bangalô é trazer praticidade e conforto. "É um projeto de boa durabilidade e baixa manutenção para diminuir os gastos e otimizar o tempo dos clientes", destaca Paulo.

Além de reutilizar os restos dos mariscos, a madeira utilizada no espaço também é sustentavel. "A madeira de eucalipto utilizada é toda de reflorestamento. Também utilizei os restos da madeira que seria descartada para fazer o painel de entrada", aponta o arquiteto.

Bangalô da praia do arquiteto Paulo Veloso (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Bangalô da praia do arquiteto Paulo Veloso (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)
Na sala de banho do RioMar Casa, dos arquitetos Aline Mendes e Matheus Medeiros, a escolha dos projetistas foi desenvolver um espaço utilizando um jogo de cores com o preto e outros tons. "A ideia foi criar um ambiente tanto aconchegante quanto sofisticado", pontua Aline.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL