Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

DESBUROCRATIZAÇÃO

MEIs recifenses não precisam mais reconhecer firma para desbloquear Nota Fiscal Eletrônica

Publicado em: 26/08/2021 19:07 | Atualizado em: 26/08/2021 19:19

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay

A partir desta quinta-feira (26), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Finanças (Sefin), retira a obrigatoriedade do Microempreendedor Individual (MEI) de reconhecer firma da assinatura do formulário para criar, recuperar e desbloquear a senha web, necessária para acessar o sistema que realiza a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). 

Agora, os cerca de mil microempreendedores individuais, que pedem desbloqueio de senha mensalmente, realizarão o fluxo de forma on-line, no www.recifeemdia.recife.pe.gov.br, sem a necessidade de entregar documento de forma presencial no edifício-sede da PCR. Atualmente, o Recife conta com 111.704 mil microempreendedores individuais ativos.

Com a iniciativa, o empreendedor assina a documentação de casa, escaneia ou fotografa o formulário e envia para a Sefin pela internet usando o portal Recife em Dia. A retirada da obrigatoriedade do reconhecimento de firma respeita a Lei Federal nº 13.726, de 8 de outubro de 2018, que disciplina a racionalização de atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

”Os microempreendedores Individuais são obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) quando prestam serviço. Para emissão dessa nota, é preciso acessar o sistema por meio de senha web. Seja para criar, recuperar ou desbloquear essa senha, havia a exigência de preenchimento de formulário com reconhecimento de firma da assinatura e ainda a necessidade de entrega do formulário presencialmente ou por meio de portador, aqui na Prefeitura. Com a nova determinação, damos mais agilidade ao processo e o MEI sai ganhando”, explica Bartolomeu Alves, secretário Executivo de Tributação.

Caso o contribuinte ainda precise de suporte e queira comparecer ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), é necessário agendar previamente o atendimento através do portal Recife em Dia. Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. Devido às restrições impostas para conter o avanço da Covid-19, a atividade tem funcionado com a capacidade reduzida, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. 

Ainda há a opção de atendimento pelo telefone 0800 081 1255, de segunda a sexta, das 9h às 17h; ou contato através do e-mail faleconosco@recife.pe.gov.br.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco