Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

IMPOSTOS

Com preços em disparada, IPVA também deve ficar mais caro em 2022

Publicado em: 27/08/2021 15:48

 (Foto: Arquivo ANPr

)
Foto: Arquivo ANPr
Com a alta nos preços de carros novos, seminovos e usados no Brasil, o imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá ficar mais caro em 2022. O aumento é esperado porque o tributo é calculado com base no preço dos veículos medidos pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os valores para o ano que vem ainda não foram divulgados pela Secretaria de Fazenda, o que deve ser feito somente em dezembro. Porém, segundo a Fipe, entre fevereiro de 2020 e julho de 2021 os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%.

Os aumentos têm ocorrido principalmente pela paralisação na produção de veículos por falta de componentes eletrônicos que tiveram um aumento de preço devido à pandemia.

Para calcular o preço do IPVA basta olhar o preço médio do automóvel na tabela Fipe, olhar a alíquota que incide sobre o tipo de veículo e dividir o valor do automóvel pela alíquota.

Atualmente, as alíquotas do DF variam entre 1% e 3%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco