Diario de Pernambuco
Busca

NOVOS NEGÓCIOS

Agência de Inovação da FICR lança edital para start-ups para todo o Brasil

Publicado em: 20/08/2021 16:16

 (Foto: )
Foto:

A IDE - Agência de Inovação e Novos Negócios, agência que faz parte das instituições de educação pertencentes à União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), lançou na última segunda-feira (16) um edital com inscrições para o programa Start Católica 2021, programa de pré-aceleração de empreendedorismo. Acesse o edital na íntegra clicando aqui.

Para participar é necessário que as equipes tenham até dois integrantes. Os interessados devem acessar o site da IDE, ler o edital e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo escolherá 15 projetos, que após serem aprovados, farão o investimento de R$ 200 por equipe para participar da pré-aceleração, que oferecerá modelo de negócios, desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, além de treinamento para apresentação final à banca avaliadora.    

"O objetivo da agência é cultivar a inovação de onde estiver. Quando as pessoas colocam suas ideias na nossa agência, nós queremos garantir que elas vão receber o melhor ambiente para se desenvolverem e semearem atividades, gerando uma vida mais humanizada e que contribua para o bem-estar das pessoas", explica o head da agência, Maurício Beccker.   

No último edital de pré-aceleração de startups, em 2019, a agência, que ainda funcionava dentro do ambiente da Universidade Católica, recebeu cerca de 70 candidatos.   

Objetivos do Programa
O programa Start Católica tem por objetivo incentivar a criação, o desenvolvimento e a pré-aceleração de negócios, a partir do estímulo à agregação de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo. Faz parte da proposta de fomentar a inovação aberta, uma das vertentes da agência, criada para ser um ambiente de difusão da cultura de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade no início de 2021, a partir de iniciativas já existentes no Grupo UBEC.   

Os projetos selecionados pelo edital entrarão para o processo de pré-aceleração, que prevê a oferta de mentoria com profissionais de diferentes ramos do mercado, com a coordenação da IDE - Agência de Inovação. Essa mentoria, em formato semelhante a workshops, prepara os projetos para os âmbitos de mercado, como planejamento financeiro e de modelo de negócios. Logo após esse processo, as empresas apresentarão o resultado desse suporte profissional e, onde demonstrarão o resultado do negócio criado a partir das mentorias e podem vir a ser incubadas pela agência, onde recebem auxílios como endereço fiscal e benefícios para que possam prosseguir. Essa incubação tem duração de cerca de dois anos, para que os projetos se tornem start-ups estruturadas e com uma atuação de mercado bem definida. A permanência na incubadora requer pagamento de mensalidade.   

Sobre o Programa
A IDE foi batizada com seu nome em referência à palavra "ideia" e também à conjugação do verbo "Ide" (ou "vão"), uma orientação muito comum dada por Deus na Bíblia. Hoje, a IDE - Agência de Inovação possui uma equipe de 7 "semeadores", integrantes da equipe que acolhem e contribuem com os empreendedores. Essa equipe desenvolve projetos em duas vertentes em: inovação aberta, que pré-acelera e fortalece iniciativas de start-ups externas; e também em intraempreendedorismo, que fomenta ações a partir de iniciativas dos próprios colaboradores do Grupo UBEC, os quais poderão compartilhar ideias de novos produtos e negócios.   

Atualmente a IDE - Agência de Inovação trabalha com duas start-ups, um software voltado para a educação infantil e uma empresa de biotecnologia, nanotecnologia e bioinformática, uma potência que atua dentro da Universidade Católica. A sede da IDE está passando por uma reforma para ser ampliada: futuramente vai abarcar uma equipe ainda maior e também um espaço de coworking, onde poderá ser também utilizada por equipes externas como ambiente de trabalho. Recentemente a IDE - Agência de Inovação foi aprovada em edital do programa IDEIA da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e vai receber,  ainda esse ano, outras 10 startups.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL