Diario de Pernambuco
Busca

AMBIENTAL

Projeto da Celpe troca vidro por desconto na conta de energia

Publicado em: 07/07/2021 17:43

Apenas em junho, durante período piloto, a concessionária recebeu mais de 1,8 tonelada do material reciclável (Foto: Pixabay)
Apenas em junho, durante período piloto, a concessionária recebeu mais de 1,8 tonelada do material reciclável (Foto: Pixabay)

Um projeto-piloto implementado pela Celpe, no mês de junho, ampliou a diversidade de resíduos aceitos pelo Projeto Vale Luz. A iniciativa é promovida pelo pelo Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para ganhar descontos na conta de energia, clientes da distribuidora podem entregar determinados materiais para o descarte responsável e/ou reciclagem em pontos de recolhimento da Celpe. A novidade é que o projeto agora também passa a receber recipientes de vidro.

Cada quilo de vidro entregue ao Projeto Vale Luz é revertido em R$  0,08 para o cliente. Apenas vidros em bom estado, completamente vazios e limpos são aceitos. Objetos quebrados ou rachados não são contabilizados. Durante o primeiro mês de coleta no novo material, a participação do público foi bastante positiva. Somente em junho foram entregues mais de 1,8 tonelada de vidro. De acordo com o supervisor de Eficiência Energética da Celpe, Artur Costa, esta já era uma demanda antiga da população.

“A entrega de vidros era um pedido dos nossos clientes, que muitas vezes têm receio de descartar o material no lixo comum e provocar acidentes. A inclusão do vidro no Vale Luz é, principalmente, mais uma oportunidade de todos receberem algum tipo de desconto na fatura neste momento tão sensível da economia”, afirmou Artur Costa. 

Além do benefício financeiro, o Projeto Vale Luz também se propõe a conscientizar sobre a necessidade do descarte de resíduos de forma correta, diminuindo assim o impacto sobre o meio ambiente. “O vidro é um dos resíduos que mais demora a se decompor. Alguns estudiosos chegam a afirmar que o tempo é indeterminado, o que influencia diretamente no meio ambiente. Quanto mais descartarmos de maneira assertiva, mais contribuiremos para a preservação da natureza”, concluiu Artur.

O cliente da Celpe que desejar participar do Programa Vale Luz deve estar em dia com a concessionária. Estando sem débito, ele precisa apenas se apresentar no local de troca itinerante munido de sua conta contrato e um documento com foto. Os participantes do Vale Luz podem entregar, além do vidro, metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (exceto geladeiras, refrigeradores e condicionadores de ar). Os materiais precisam estar limpos e, em caso de papéis, já empilhados, o que facilitará o processo de pesagem.

Condomínios também podem participar do projeto através do Vale Luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nas unidades localizadas na RMR, concedendo descontos na fatura de energia do condomínio cadastrado. Para se inscrever, basta baixar a ficha de cadastro no site da Celpe e enviá-la via e-mail para eficiencia@neoenergia.com, com o assunto Vale Luz Celpe, ou entrar em contato pelo telefone (81) 3035-8965.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL