Diario de Pernambuco
Busca

SOCIAL

Porto de Suape lança projeto de incentivo ao empreendedorismo com apoio do Sebrae

Por: Iris Costa

Publicado em: 20/07/2021 18:38 | Atualizado em: 20/07/2021 18:49

Serão capacitadas 250 famílias, de oito municípios que compõem o território estratégico de Suape, ao longo de dois anos
 (Foto: Divulgação)
Serão capacitadas 250 famílias, de oito municípios que compõem o território estratégico de Suape, ao longo de dois anos (Foto: Divulgação)

Foi anunciado, nesta terça-feira (20), o lançamento do programa Suape Incentiva. A iniciativa do Porto de Suape em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atenderá 250 famílias ao longo de dois anos com cursos e oficinas direcionadas ao empreendedorismo.  

As capacitações, que serão ministradas pelo Sebrae, terão como ênfase o protagonismo feminino e dos jovens, com no fomento socioeconômico dos participantes e de seus familiares a longo prazo. Ao todo, oito municípios serão contemplados com o Suape Incentiva, quatro na Região Metropolitana do Recife - Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno - e outros quatro na Mata Sul -  Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, já no próximo mês se iniciam os trâmites do projeto e até o fim deste ano devem ser iniciadas as capacitações. “O mapeamento começa em agosto. No segundo mês, definiremos a governança e a assessoria técnica para coordenar as ações e definir metas. No quarto mês, por volta de novembro, iniciaremos os cursos”, detalha.

“O Projeto Incentiva, lançado hoje, tem o foco forte em empreendedorismo juvenil e feminino. Vamos trabalhar com famílias de oito municípios e daremos suporte para empoderar e capacitar pequenos negócios através da metodologia já consagrada do Sebrae. Além de muitas outras coisas, eles irão ensinar os participantes a montar planos de negócio, formar contatos e estabelecer conexões com seus consumidores, tudo isso através do mapeamento sobre as necessidades específicas para esse público”, complementa o gestor.

Ainda segundo o diretor Carlos Cavalcanti, o Sebrae também auxiliará os participantes a se cadastrarem como MEI, ministrará cursos sobre marketing digital, dará noções jurídicas sobre negócios e promoverá rodas de conversas para motivação dos participantes, principalmente para as mulheres. Também devem acontecer um conjunto de oficinas sobre a utilização das redes sociais como ferramentas de vendas. 

“Teremos uma metodologia específica para o grupo juvenil. O objetivo é dar aos jovens em idade escolar uma perspectiva de cidadania, gerando competências, hábitos, atitudes e valores. Durante o processo, ao longo dos dois anos, pretendemos acompanhar tudo de perto, com assistência permanente, em busca de resultados significativos”, afirma.

Evento
O lançamento oficial do programa, na manhã desta terça, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio; do presidente de Suape, Roberto Gusmão; do superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya; e de vários deputados estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias da região. Durante o evento, o secretário Geraldo Julio aproveitou a oportunidade para apontar a importância da iniciativa para a sociedade. 

“O programa Suape Incentiva quer reforçar o pertencimento das pessoas em relação à comunidade. Estimular o empreendedorismo, com foco em oportunidades e demandas locais, representa mais que um novo negócio ou um ganho econômico para as pessoas ou para a cidade. Trata-se de mostrar caminhos de inserir as pessoas economicamente a um contexto social que elas já participam. Esse programa quer entregar exatamente isso no território de Suape. Fazer essa população vulnerável se sentir cada vez mais parte do processo onde vivem”, comentou o secretário de desenvolvimento econômico.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL