Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

MUDANÇAS

Pernambuco inicia nova fase do plano de convivência com a Covid-19

Publicado em: 04/07/2021 20:30 | Atualizado em: 04/07/2021 20:43

 (Foto: Tarciso Augusto/DP/Arquivo)
Foto: Tarciso Augusto/DP/Arquivo
A partir desta segunda-feira (5), Pernambuco entra em uma nova etapa de flexibilização do plano de convivência com a Covid-19. A mudança ocorre após a queda dos indicadores que medem o avanço da pandemia no estado. Veja abaixo o que muda:

Eventos corporativos

Autorizados desde o dia 21 de junho, os eventos corporativos terão sua capacidade limite dobrada a partir desta segunda-feira (5). Na macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, eles poderão ocorrer até às 22h, durante todos os dias da semana. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos desse tipo poderão ser realizados até às 22h, nos dias de semana e até às 21h, aos sábados e domingos. A capacidade limite será de 100 pessoas. As apresentações e shows com música ao vivo seguem suspensas.

Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. 

Eventos sociais

A modalidade que incluí eventos como casamentos, batizados e aniversários voltou a ser liberada no estado, com capacidade máxima de até 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Eles poderão ser realizados até às 23h durante os dias de semana na macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. Aos sábados e domingos, o horário limite muda, 22h. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, a liberação é válida das 8h às 22h, durante a semana, e 8h às 21h, aos finais de semana. Essas festividades não poderão contar com música ao vivo, já que esse tipo de apresentação segue vetada no estado.

Clubes sociais

O funcionamento estará liberado até às 23h durante a semana e até às 22h aos sábados e domingos na macrorregião 1. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, o funcionamento estará liberado até às 22h, na semana, e até às 21h, nos finais de semana. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.

Bares e restaurantes

Os estabeleciomentos ganham mais uma hora de funcionamento a partir da segunda-feira (5). Agora, eles poderão funcionar até as 23h durante a semana na macrorregião 1. Já aos finais de semana, o funcionamento deverá ser encerrado às 22h. Nas macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos.

Shoppings

Os centros comerciais terão o funcionamento ampliado durante os finais de semana. Agora, o encerramento das atividades deverá ser realizado às 22h aos sábados e domingos. Durante a semana, o horário permanece igual, com fechamento às 22h.
 
Cinemas, teatros e circos

Na macrorregião 1, poderão abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, poderão funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais

Na macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco