Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

REABERTURA

Governo de Pernambuco anuncia flexibilização no plano de convivência; saiba o que muda

Publicado em: 02/07/2021 11:32 | Atualizado em: 02/07/2021 13:05

Bares e restaurantes terão horário de funcionamento ampliado (Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
Bares e restaurantes terão horário de funcionamento ampliado (Andréa Rêgo Barros/Divulgação)

Com a queda dos indicadores que medem o avanço da pandemia da Covid-19 no estado, o governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (2) a flexibilização de algumas regras de convivência. A nova etapa foi detalhada pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, pela secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, e pelo secretário de Saúde, André Longo.

Apesar da flexibilização de algumas medidas, o secretário de Saúde do estado, André Longo, reforçou a importância da manutenção dos cuidados contra o novo coronavírus. "Mesmo colhendo bons resultados agora, o vírus continua entre nós, a pandemia não acabou. Precisamos manter os cuidados e cumprir com afinco os protocolos setoriais", destacou. 

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, comentou que a expectativa é de que o plano de convivência no estado continue avançando. "Em razão dos bons números que estamos tendo nesse instante, conseguimos avançar no plano de convivência, permitindo uma situação mais confortável para algumas atividades econômicas. É o inicio e uma retomada planejada consciente. Imaginamos que nos próximos meses ou nas próximas semanas, possamos ter medidas ainda mais permissivas para alcançarmos a normalidade", afirmou. 

 

De acordo com a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, a diminuição das restrições será acompanhada pelo reforço da fiscalização. "No caso dos eventos, vamos exigir monitoramento em relação a lista de participantes e convidados", completou. 


Saiba o que muda:

 

Eventos corporativos: Autorizados desde o dia 21 de junho, os eventos corporativos terão sua capacidade limite dobrada a partir desta segunda-feira (5). Na macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, eles poderão ocorrer até às 22h, durante todos os dias da semana. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos desse tipo poderão ser realizados até às 22h, nos dias de semana e até às 21h, aos sábados e domingos. A capacidade limite será de 100 pessoas. As apresentações e shows com música ao vivo seguem suspensas.

Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. 

Eventos sociais: A modalidade que incluí eventos como casamentos, batizados e aniversários voltou a ser liberada no estado, com capacidade máxima de até 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Eles poderão ser realizados até às 23h durante os dias de semana na macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. Aos sábados e domingos, o horário limite muda, 22h. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, a liberação é válida das 8h às 22h, durante a semana, e 8h às 21h, aos finais de semana. Essas festividades não poderão contar com música ao vivo, já que esse tipo de apresentação segue vetada no estado.

 

Clubes sociais: O funcionamento estará liberado até às 23h durante a semana e até às 22h aos sábados e domingos na macrorregião 1. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, o funcionamento estará liberado até às 22h, na semana, e até às 21h, nos finais de semana. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.

Bares e restaurantes: Os estabeleciomentos ganham mais uma hora de funcionamento a partir da segunda-feira (5). Agora, eles poderão funcionar até as 23h durante a semana na macrorregião 1. Já aos finais de semana, o funcionamento deverá ser encerrado às 22h. Nas macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos.

Shoppings: Os centros comerciais terão o funcionamento ampliado durante os finais de semana. Agora, o encerramento das atividades deverá ser realizado às 22h aos sábados e domingos. Durante a semana, o horário permanece igual, com fechamento às 22h.
 

Cinemas, teatros e circos: Na macro 1, poderão abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, poderão funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

 

Museus e demais equipamentos culturais: Na macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco