Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe em junho

Publicado em: 14/06/2021 14:10

Indicador da Confederação Nacional de Indústria (CNI) mostra empresários com uma percepção mais positiva do estado atual da economia brasileira e das empresas, diz gerente de análises da entidade
 (crédito: Divulgação/IBGE)
Indicador da Confederação Nacional de Indústria (CNI) mostra empresários com uma percepção mais positiva do estado atual da economia brasileira e das empresas, diz gerente de análises da entidade (crédito: Divulgação/IBGE)
O Índice de Confiança do Empresário Industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou alta pelo segundo mês consecutivo. O indicador atingiu 61,7 pontos em junho e está próximo aos patamares registrados no segundo semestre de 2020, período de forte recuperação da economia brasileira.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explicou que o índice varia de 0 a 100, sendo que, quanto maior e mais distante da linha divisória dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. “Nos últimos meses, o índice está bem acima dos 50 pontos, o que significa que temos mais empresários confiantes”, afirmou.

O ICEI é composto por dois fatores: Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas. O primeiro cresceu 4,6 pontos, para 54,8 pontos, e se afastou de qualquer percepção negativa sobre o momento atual da economia e da empresa. O segundo, que já estava em um alto patamar, avançou 2,5 pontos, atingindo 65,1 pontos, o que indica ainda otimismo da indústria para os próximos seis meses.

Azevedo acrescentou que o índice é importante para avaliar a confiança do empresário, antecipar decisões de consumo, investimento, produção e contratações. “Empresários confiantes tendem a aumentar a produção e a contratação de empregados”, finalizou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco