Economia
ACORDO
Governo de Pernambuco firma parceria com a Amazon para capacitar empreendedores
Publicado: 03/06/2021 às 10:34
Acordo disponibilizará cursos de capacitação e certificação para que empreendedores possam vender na loja online da multinacional/Hélia Scheppa/SEI
Com o objetivo de viabilizar a capacitação e oferecer suporte técnico para micro e pequenas empresas do estado, o governo de Pernambuco firmou uma parceria com a multinacional Amazon. O acordo deverá garantir um treinamento para os empreendedores pernambucanos, que receberão uma certificação para vender no Amazon Marketplace.
O memorando foi firmado em reunião virtual com a participação de executivos da multinacional. “Essas oportunidades são muito importantes para gerar renda, empregos e condições de negócios. Todos os municípios pernambucanos, todos aqueles que empreendem, vão ter uma oportunidade importante nessa capacitação de, no futuro, serem parceiros dessa grande empresa que é a Amazon aqui em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
O memorando foi firmado em reunião virtual com a participação de executivos da multinacional. “Essas oportunidades são muito importantes para gerar renda, empregos e condições de negócios. Todos os municípios pernambucanos, todos aqueles que empreendem, vão ter uma oportunidade importante nessa capacitação de, no futuro, serem parceiros dessa grande empresa que é a Amazon aqui em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
O governo de Pernambuco ficará responsável por selecionar as empresas e inserir os conceitos do mercado digital, em especial à atuação em marketplaces. Já a Amazon promoverá todo o treinamento e capacitação para ajudar a digitalizar os negócios em sua plataforma, um ambiente digital que inclui novos canais de vendas, marketing, logística e gestão. A intenção é conectar os negócios à estrutura online da Amazon, auxiliando na divulgação dos produtos nas redes sociais.
Os cursos serão divididos em dois módulos. O primeiro deles abordará, de forma prática, como vender na Amazon, promovendo uma série de aulas personalizadas para audiências e setores. O treinamento abrange questões como abrir uma conta na plataforma, informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão online, sendo realizados ao vivo e também gravados.
Os cursos serão divididos em dois módulos. O primeiro deles abordará, de forma prática, como vender na Amazon, promovendo uma série de aulas personalizadas para audiências e setores. O treinamento abrange questões como abrir uma conta na plataforma, informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão online, sendo realizados ao vivo e também gravados.
Também em formato de seminário online, o segundo módulo de treinamentos ensinará como acelerar suas vendas na Amazon. O treinamento prático dessa etapa alcançará os seguintes tópicos: opções de logística, como ganhar visibilidade por meio de anúncios e publicidade, como conquistar o consumidor, além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças.
“Uma base importante da geração de emprego e renda nas cidades pernambucanas está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Boa parte, inclusive, tem uma estrutura organizada e qualidade do produto, mas tem dificuldade com o digital. São ações desse tipo, de conectar o pequeno empresário ao mercado, que fazem toda a diferença para turbinar os negócios, principalmente quando se fala de marketplace com a força das vendas online da Amazon”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio.
O diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, também comentou o objetivo da parceria. "Sabemos que micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para digitalizar suas operações, principalmente neste momento delicado da pandemia do novo coronavírus. Nossa meta é ajudar ao máximo as empresas com dificuldades em entrar para o digital. Marketplaces, como o da Amazon, são um caminho mais estruturado para as empresas que precisam começar a vender online”.
O diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, também comentou o objetivo da parceria. "Sabemos que micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para digitalizar suas operações, principalmente neste momento delicado da pandemia do novo coronavírus. Nossa meta é ajudar ao máximo as empresas com dificuldades em entrar para o digital. Marketplaces, como o da Amazon, são um caminho mais estruturado para as empresas que precisam começar a vender online”.
AMAZON
A empresa iniciou suas operações no Brasil em 2012, mas intensificou suas atividades no país a partir de 2017. A multinacional já investiu mais de 3,3 bilhões nas operações no Brasil e possui atualmente oito centros de distribuição no país, um deles em Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, a Amazon possui mais de 15 mil empresas cadastradas em sua plataforma.
A empresa iniciou suas operações no Brasil em 2012, mas intensificou suas atividades no país a partir de 2017. A multinacional já investiu mais de 3,3 bilhões nas operações no Brasil e possui atualmente oito centros de distribuição no país, um deles em Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, a Amazon possui mais de 15 mil empresas cadastradas em sua plataforma.
Últimas

Mais Lidas
