Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CORPUS CHRISTI

Agências do INSS só abrem hoje onde feriado foi antecipado

Publicado em: 03/06/2021 07:27

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas hoje e amanhã, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo autorizado pela Portaria Nº 6.146, de 1º de junho de 2021, informa o órgão.

Em algumas cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente apenas nesta quinta-feira. É o caso, por exemplo, da capital paulista e cidades do grande ABC. Também funcionarão as agências de Vitória (ES), Divinópolis (MG), além das unidades dos Estados da Paraíba e Piauí.

O fechamento no feriadão pode prejudicar os segurados que estão precisando dos serviços da Previdência. O instituto, porém, alega que está informando aposentados, pensionistas e outros beneficiários sobre a suspensão do atendimento.

“O INSS está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento”, informou o INSS, em nota.

Muitos serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, tira dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal, lembra o INSS.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

A partir deste mês, o INSS voltou a exigir que aposentados e pensionistas façam a prova de vida — exigência anual que, se não cumprida, pode acarretar a suspensão dos benefícios. A medida havia sido suspensa no ano passado, no início da pandemia, para evitar aglomeração nas agências bancárias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco