Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PIRÂMIDE

Procon interdita três financeiras no Recife

Publicado em: 26/05/2021 22:01 | Atualizado em: 26/05/2021 22:15

 (Duas empresas funcionavam em Boa Viagem e outra em Santo Antônio. Foto: Procon-PE/Divulgação)
Duas empresas funcionavam em Boa Viagem e outra em Santo Antônio. Foto: Procon-PE/Divulgação
Três financeiras foram autuadas e interditadas nesta quarta-feira (26), no Recife, pelo Procon Pernambuco e pela Delegacia de Repressão ao Estelionato (Depatri). As empresas colhiam dados dos consumidores, ofereciam empréstimo consignado e prometiam rendimentos altos, que iam além, dos parâmetros do mercado, caso os clientes investissem o montante emprestado na própria empresa. Assim, segundo investigações, criavam um sistema de pirâmide.

Duas das financeiras fechadas tinham sede em Boa Viagem, a New Alliance e a Benks Soluções Financeiras. Sem autorização para funcionar, a New Alliance não dispunha de autorização para funcionar no ramo de investimentos. E aos fiscais do Procon e agentes da Polícia Civil apresentou somente documentação permitindo ser correspondente bancário. A Benks não possuía qualquer licença para funcionar, tanto quanto a Unitum Promotora, localizada na Avenida Dantas Barreto, em Santo Antônio.

O Procon abriu processo administrativo para levantar as responsabilidades relativas às infrações, devendo o aprofundamento das investigações ser feito pela Depatri. “É importante que o consumidor se informe sobre essa empresa antes de fechar qualquer tipo de negócio”, disse o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico de Barros e Silva. Ele orienta que o consumidor procure informações sobre as financeiras e os serviços por elas oferecidas junto ao Procon.

Ao todo, neste mês, o Procon e a Depatri já autuaram e interditaram 10 financeiras de crédito no Recife Além das três desta quarta-feira, fiscais e policiais fecharam três estabelecimentos em 6 de maio e outras quatro no dia 11. A sede de cinco delas ficavam no bairro de Santo Antônio; quatro, em Boa Viagem; e uma, no Pina.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco