Diario de Pernambuco
Busca

INOVAÇÃO

Parceria entre Senai-PE e Sebrae-PE implantará tecnologias da Indústria 4.0 em Pernambuco

Publicado em: 04/05/2021 14:41

O programa realizará a instalação de sensores nas linhas de produção das indústrias pernambucanas (Divulgação/FIEPE)
O programa realizará a instalação de sensores nas linhas de produção das indústrias pernambucanas (Divulgação/FIEPE)
O Programa Minha Indústria Avançada (MinA), realizado por meio de uma parceria entre o SENAI-PE e o SEBRAE-PE, implantará tecnologias de baixo custo da Indústria 4.0 em empresas pernambucanas. O objetivo é impulsionar o crescimento das micro e pequenas indústrias, alavancando a produtividade de indústrias do estado ao longo dos próximos anos. 
 
Com potencial de atender mil indústrias até 2023, o programa realizará a instalação de sensores nas linhas de produção das indústrias, que, por meio de tecnologias como computação em nuvem e internet das coisas, poderão mensurar informações como quantidade produzida e descartada e tempo de parada de máquinas em tempo real.

Os dados serão enviados para uma plataforma e utilizados como subsídio para consultores especializados do SENAI-PE, que empregam ferramentas do lean manufacturing para garantir a melhoria contínua da produção. O software utilizado no projeto foi desenvolvido em Pernambuco, pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs).

Dentro do programa, as empresas deverão arcar com a instalação dos equipamentos necessários para a sensorização da linha de produção e com 30% do valor das consultorias e do software. Os 70% restantes serão custeados pelo SEBRAE-PE. “O principal objetivo dessa parceria é garantir que o setor produtivo pernambucano esteja inserido nesse novo cenário tecnológico, o que resultará no aumento da produtividade e da competitividade das nossas indústrias, algo essencial nesse contexto que estamos vivenciando”, explicou a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.

O lançamento oficial do MinA será transmitido pelo canal do YouTube do SENAI-PE às 19h desta quinta-feira (6). O evento contará com a presença do presidente do Sistema FIEPE e do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger, além do diretor Superintendente do SEBRAE-PE, Francisco Saboya. Durante o encontro, o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, oferecerá uma palestra sobre “Inovação e Tecnologia na Indústria 4.0”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL