Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

CONTABILIDADE

Profissional contábil ganha destaque na tomada de decisão

Publicado em: 24/04/2021 04:00 | Atualizado em: 27/04/2021 19:27

 (Crédito: Silvino / Arte DP)
Crédito: Silvino / Arte DP
No último ano, o mundo foi marcado por mudanças significativas nos âmbitos da saúde, econômico e em nosso  comportamento. Alguns profissionais viveram a pior fase nas carreiras e outros puderam se reinventar e demonstrar a importância do trabalho na sociedade. Várias categorias profissionais estão precisando abrir os olhos para as novas tecnologias e ferramentas que se desenvolveram de forma ainda mais acelerada nos últimos 18 meses.  

Uma das categorias que se destacou nesse cenário é a dos profissionais da Contabilidade. Se tarefas rotineiras já vinham sendo processadas dentro das máquinas, agora, elas vêm sendo dizimadas das atribuições diárias desse profissional. Ele é para a empresa como um parceiro estratégico para o negócio e orienta principalmente na tomada de decisões tanto em estabelecimentos privados quanto em órgãos públicos.

No momento em que a grande maioria dos setores profissionais são impactados financeiramente pelas medidas de isolamento social para impedir o avanço do novo coronavírus, o profissional de contabilidade precisou também se adaptar às novas circunstâncias. O impacto financeiro para as pequenas e médias empresas evidenciou a necessidade da ajuda desses profissionais. Eles extraem as informações aparentemente frias das máquinas, trazendo-as para análise dentro de um contexto de gestão, de forma a municiar os tomadores de decisão com informações em linguagem acessível. Esse cenário agrega valor à categoria e ao profissional.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco - CRCPE, Dorgivânia Arraes, “em um momento em que cada decisão empresarial pode fazer a diferença entre seguir ou falir, o papel do profissional da contabilidade é na maioria das vezes o de um consultor financeiro. Que, quando munido de seu conhecimento técnico e habilidade relacional, atua junto às empresas e organizações na análise e proposição das melhores soluções”, conta.

Conselho de Contabilidade investe em capacitação
Diante desse cenário, o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco investiu recursos e esforços para capacitar profissionais a se adaptar a essa nova realidade. Aproveitando o Dia do Profissional da Contabilidade, que acontece neste domingo  (25), convidamos a presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, para contar mais sobre a atuação da entidade e dos contadores nesse momento.

 (Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco,  CRCPE, Dorgivânia Arraes. Foto: Divulgação)
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, CRCPE, Dorgivânia Arraes. Foto: Divulgação

“Desde que iniciamos nossa gestão, em 2020, foram inúmeras descobertas, ações, realizações e, acima de tudo, transformações. Ainda no comecinho, fomos surpreendidos pela pandemia, reagimos com atitude, lutando em defesa da classe contábil, do empresariado, dos contribuintes. Fomos ainda mais reconhecidos e valorizados, mostramos à sociedade o quanto os profissionais da contabilidade são essenciais, batalhando todos os dias prestando serviço imprescindível às empresas, governo e sociedade”, conta a presidente.

Dorgivânia Arraes ainda conta sobre o processo de adaptação para os cursos e capacitações online. “Descobrimos que podemos potencializar o alcance das nossas ações de desenvolvimento profissional e realizamos inúmeros eventos online gratuitos na TV CRCPE (canal do YouTube), onde o público compareceu e investiu tempo no aprendizado de um modo singular. Além de cursos de capacitação e formação. Comprovamos, diariamente, que o aprendizado não tem fronteiras”, diz.

Entre órgãos públicos e privados, o Conselho Regional de Contabilidade estreitou relações com diversas entidades para fortalecer a importância do profissional contábil. A presidente do CRC ainda destacou a importância do trabalho em equipe: “Além do trabalho incansável dos nossos setores do CRCPE, as comissões também fizeram acontecer. Foram inúmeras ações que mostraram o quanto a união faz toda a diferença e nos torna mais fortes. Trabalhamos com diversos projetos, articulando junto a diversos agentes do desenvolvimento para fortalecer a classe, possibilitando que ela exerça seu papel de cuidar da saúde das empresas. Estamos a cada dia estreitando o contato com entidades e órgãos relacionados como Sebrae-PE, SESCAP-PE, APJEP, COAF, BACEN, UPE, AMUPE, entre outras”, destaca Dorgivânia Arraes.

Atuação em defesa dos contribuintes
A classe contábil tem estado à frente de diversas conquistas que vêm auxiliando contribuintes, em diversas frentes, como no pleito pelo adiamento do prazo de entrega da Declaração do IRPF 2021 para 31 de maio, uma medida da Receita Federal que veio atender a uma solicitação do Conselho Federal de Contabilidade. O CFC - Sistema CFC/CRCs fez o pedido à RFB – Receita Federal do Brasil devido à existência de dificuldades para a entrega da declaração em função da necessidade do cumprimento das medidas essenciais de combate e de prevenção à Covid-19 determinadas por estados e por municípios. Também foram prorrogados, para 31 de maio de 2021, os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

O sistema CFC/CRCs também se destaca no adiamento da entrega da DEFIS, mediante pedido feito à Receita Federal do Brasil. Atendendo ao pleito, a RFB ampliou, em março, o prazo para a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis). O documento poderá ser entregue até o dia 31 de maio de 2021. A medida, solicitada pelo Conselho, teve por objetivo diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19 no Brasil e beneficia mais de 5 milhões de optantes pelo Simples Nacional.

O Governo de Pernambuco também reconheceu a essencialidade das empresas de contabilidade e, durante o período de medidas mais rígidas de isolamento em combate à epidemia, de 17 a 28 de março, o inciso XXXIX do Decreto Estadual 50.433 de 15/03/2021 autorizou a prestação de serviços de contabilidade urgentes, que exijam atividade presencial.

“Os contadores permanecem em um ritmo alucinante trabalhando para auxiliar as organizações em seu equilíbrio econômico-financeiro. São verdadeiros guerreiros que não se cansam de lutar pela sobrevivência dos seus clientes. Através do seu conhecimento e capacidade de se atualizar e evoluir a cada dia interpretando leis e colocando-as em prática com assertividade. Orientando as organizações sobre como agir diante das frequentes mudanças na legislação, eles são aliados essenciais dos gestores. E a eles fica nossa homenagem pelo seu dia, 25 de abril, uma data de reconhecimento mais do que merecido”, homenageou a presidente do Conselho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Manhã na Clube com Rhaldney Santos -  12/05
Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca para grávidas
Anticorpos contra Covid-19 permanecem no sangue por pelo menos oito meses
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco