Diario de Pernambuco
Busca

ALEMANHA

Merkel quer voltar à ortodoxia fiscal após a pandemia

Por: AFP

Publicado em: 22/04/2021 16:47

Este mecanismo proíbe, em tempos normais, o governo de ter um déficit anual maior que 0,35% de seu PIB
 (crédito: CHRISTOPHE SIMON / POOL / AFP)
Este mecanismo proíbe, em tempos normais, o governo de ter um déficit anual maior que 0,35% de seu PIB (crédito: CHRISTOPHE SIMON / POOL / AFP)
A chanceler alemã Angela Merkel defendeu nesta quinta-feira (22/4) manter na Constituição de seu país o mecanismo existente de limitação estrita de déficits orçamentários, suspenso durante a pandemia e que alguns querem eliminar definitivamente.

"Mesmo que as consideráveis ajudas públicas sejam importantes durante a situação excepcional" da pandemia de Covid-19, "há boas razões para que o dispositivo de freio ao endividamento conserve seu lugar na Constituição", declarou a chanceler em um discurso aos empresários.

Este mecanismo proíbe, em tempos normais, o governo de ter um déficit anual maior que 0,35% de seu PIB, contra um limite muito maior estabelecido, por exemplo, pela União Europeia, a um nível de 3% do PIB.

Esse "freio" foi levantado durante a pandemia e a Alemanha vai registrar um déficit superior a esse limite neste ano e no próximo.

Várias vozes, principalmente de esquerda, mas também no próprio campo conservador de Merkel, defendem suspender esta restrição, que impõe uma ortodoxia orçamentária.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL