Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

YES!

Empresa pernambucana de cosméticos investe na linha vegana

Publicado em: 15/04/2021 13:54 | Atualizado em: 15/04/2021 14:10

 (Uma das metas da empresa é abolir as embalagens plásticas, segundo Ketty de Jesus. FOTO: Yes! Cosmetics/Divulgação)
Uma das metas da empresa é abolir as embalagens plásticas, segundo Ketty de Jesus. FOTO: Yes! Cosmetics/Divulgação
A empresa pernambucana Yes! Cosmetics caminha para se tornar totalmente vegana. Mais de 50% dos seus produtos, já são desta linha, incluindo toda a perfumaria e os lançamentos dos últimos dois anos. Com a substituição gradativa dos produtos, a meta é que todo o mix seja vegano em alguns anos. A empresa, no mercado desde o ano 2000, possui mais de 90 empresas no Brasil.

“Os produtos veganos chegaram para ficar. Acredito que é uma tendência em todo o mundo, como um estilo de vida mais saudável. Isso porque a consciência ambiental é cada vez mais forte e está se tornando uma exigência dos consumidores, do mercado”, diz Ketty de Jesus, sócia-fundadora e diretora de Desenvolvimento de Produtos da empresa. Os produtos veganos estão cada vez mais acessíveis e com preços equivalentes aos produtos tradicionais, segundo ela.

O aspecto da sustentabilidade ambiental está em vários pontos do processo produtivo da empresa. Os comésticos, por exemplo, possuem fórmula livre de parabenos e triclosan e não são testados em animais. São cruelty free.

A marca também se preocupa com as embalagens, confeccionadas em papel com certificação FSC, selo que garante a origem de bom manejo florestal. E a meta é abolir as embalagens plásticas. Algumas embalagens da linha, segundo Ketty de Jesus, já utilizam menos plástico e são recicláveis, mas a marca quer ir além. “Estamos trabalhando, com muita pesquisa, para trocar o plástico das embalagens primárias por embalagens feitas com produtos biodegradáveis”, acrescenta.

DIFERENÇA
Os cosméticos naturais e os veganos são diferentes. Os veganos não utilizam matéria-prima de origem animal, como leite, mel, cera de abelha, lanolina ou colágeno, por exemplo. Eles também não são testados em animais. Já os naturais utilizam matérias-primas naturais na produção, podendo ser de origem vegetal, mineral ou animal.

O veganismo é uma filosofia de vida em que os praticantes se abstêm do uso de pro'dutos de origem animal, seja na alimentação, vestuário ou qualquer área da vida. Para o consumidor que não é vegano, ao comprar cosméticos veganos, ele contribui para um regime de produção mais sustentável, com menor utilização de água, menos desmatamento e proteção aos animais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco