Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

RESTRIÇÃO

Governo de PE anuncia fechamento de serviços não essenciais entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira

Publicado em: 01/03/2021 16:41 | Atualizado em: 01/03/2021 18:22

 (Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. Foto: Leandro de Santana/Arquivo DP)
Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. Foto: Leandro de Santana/Arquivo DP
  

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1º), novas medidas restritivas, válidas para todo o estado. Estará proibida qualquer atividade não essencial das 20h às 5h de segunda a sexta. Já nos finais de semana, somente serviços essenciais poderão funcionar. Os shoppings e comércio de rua serão fechados, assim como praias, parques e clubes, nos sábados e domingos. As medidas passam a valer na próxima quarta-feira (dia 03) e seguem até o dia 17 de março.

Apesar das restrições mais severas nos finais de semana, supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes poderão funcionar. Já nas praias será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento e a decisão tem o objetivo de conter o avanço da Covid-19, já que a taxa de ocupação chegou a 93% dos leitos de terapia intensiva no estado.

SAIBA MAIS: Confira a lista de serviços essenciais que podem funcionar nos finais de semana

Segundo Paulo Carneiro, presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), as novas medidas restritivas vão trazer reflexos para a economia do estado, mas que ainda não há como mensurar o tamanho. “Haverá um impacto econômico importante, não medido ainda, com as novas restrições anunciadas pelo governo, especialmente com a redução na arrecadação de impostos. Mas este é um cenário nacional que precisa ser enfrentado.No caso dos shoppings, os protocolos de segurança sanitária vêm sendo cumpridos de forma rigorosa e serão intensificados durante o horário de funcionamento, como forma de proteção de todos. É momento de pensar na saúde, mas buscando formas de preservar a atividade econômica com segurança”, informou, por meio de nota. 

Nesta terça-feira (02), o governador estará em Brasília para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Restrições
Na última quarta-feira (dia 24 de fevereiro) o Governo de Pernambuco havia decretado medidas rígidas nas Gerências Regionais de Saúde com sede em Caruaru, Limoeiro e Ouricuri. Em 63 municípios do Agreste e Sertão, as atividades econômicas e sociais ficaram proibidas entre 20h e 5h nos dias de semana. Nos finais de semana, o rigor foi ainda maior e as restrições valiam das 17h às 5h. Porém, na sexta-feira (dia 26 de fevereiro), o Governo de Pernambuco ampliou as restrições para todo o estado, proibindo atividades não essenciais entre 22h e 5h. As medidas seriam válidas até o dia 10 de março. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco