Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

IMPOSTO DE RENDA 2021

Deputado apresenta PL que aumenta prazo para envio do Imposto de Renda

Publicado em: 02/03/2021 16:00 | Atualizado em: 02/03/2021 16:23

 (O projeto prorroga prazo da declaração do IR até 31 de julho, 90 dias a mais do que o período determinado atualmente. Foto: Gustavo Lima/D.A Press)
O projeto prorroga prazo da declaração do IR até 31 de julho, 90 dias a mais do que o período determinado atualmente. Foto: Gustavo Lima/D.A Press
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) apresentou nesta terça-feira (2) um projeto de lei (PL 639/2021) que estabelece a prorrogação, por 90 dias, do prazo final para a apresentação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. A Receita Federal começou a receber a documentação nesta segunda-feira (1º) e o prazo final para entrega do documento é 30 de abril. Caso o projeto de lei seja aprovado, os contribuintes terão até o dia 31 de julho para fazer o envio do IR.

Já o cronograma mensal dos Lotes de Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020, teria início em 29 de maio de 2021, sendo de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal expedir os atos necessários à aplicação do disposto na Lei.

O deputado afirma que “medida é fundamental em um momento que os atores econômicos estão impossibilitados de manter seu funcionamento normal e também para que os contribuintes possam ter tempo hábil para conseguir todos os documentos exigidos para o preenchimento correto da declaração”. Rubens Bueno argumenta que a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus impacta a economia e que espera que o projeto de lei seja incluído na pauta da Câmara dos Deputados o mais rápido possível.

"Infelizmente o governo parece não enxergar que enfrentamos uma pandemia e manteve o prazo usual de declaração do IR como se essa crise já estivesse superada. Esse não é o cenário e precisamos aprovar essa prorrogação de prazo", argumenta.

Segunda onda
O parlamentar destaca que o Brasil passa por uma segunda onda de contágio da Covid-19 e que, diante disso, pessoas do grupo de risco, como idosos, podem ser prejudicados caso o prazo não seja estendido. "Não há, neste momento, qualquer justificativa plausível para que os façamos sair de casa para buscar os documentos necessários para a declaração do imposto de renda", reforça Rubens Bueno.

No ano passado, o prazo do IR foi estendido até o dia 30 de junho de 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco