Diario de Pernambuco
Busca

DIA DA MULHER

Celpe e Prefeitura do Recife anunciam usina solar fotovoltaica no HMR

Publicado em: 08/03/2021 18:34

 (Foto: Mandy Oliver / Esp. DP foto)
Foto: Mandy Oliver / Esp. DP foto

Nesta segunda-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Celpe e a Prefeitura do Recife anunciaram o projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher, localizado no bairro do Curado. A expectativa é que a geração  promova uma economia anual de, aproximadamente, R$ 240 mil de economia anual na conta do hospital.

As obras para a instalação dos módulos devem começar ainda nesta semana. A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando até o final do mês de maio. “A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

A usina do Hospital da Mulher, que será construída por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), será uma das maiores instaladas pela Celpe. A unidade de geração de energia solar ficará atrás apenas das duas instaladas na Ilha de Fernando de Noronha e a da Arena de Pernambuco, todas construídas pela concessionária.

“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da CELPE. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos.

Desenvolvido pela  pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética visa instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos das áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. A iniciativa foi selecionada pelo Programa Urban-LEDS II para receber apoio direto de consultoria especializada contratada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

O Hospital da Mulher do Recife foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de dióxido de carbono emitido pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL